Autor: Soorya G
Botafogo (Bra) – Defesa e Justiça (Arg) – 1:1
O Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, não conseguiu repetir o exemplo do seu conterrâneo Corinthians nas quartas de final da Copa Sul-Americana, ao empatar em 1 a 1 com o Defensa y Justicia, da Argentina.
Há quatro anos, na temporada 2019, esses rivais se cruzaram na primeira fase classificatória da Copa Sul-Americana. O Botafogo obteve duas vitórias – 1 x 0 em casa e 3 x 0 na Argentina.
A vantagem do líder do campeonato, que foi conquistada com o gol de cabeça do meio-campista Gabriel no início do segundo tempo, foi anulada pelo gol do lateral-direito argentino Nicolas Tripichio faltando quinze minutos para o fim do tempo regulamentar, e os visitantes levaram para casa uma vantagem evidente no empate antes do jogo de volta. No entanto, é interessante notar que o time visitante não foi nada parecido com o rival Estudiantes, que ficou recuado e, em vez disso, contra-atacou cada vez mais para pressionar a defesa do Botafogo.
Enquanto os corintianos desperdiçaram muitas chances gloriosas de gol, tanto no primeiro quanto no segundo tempo, o mesmo não se pode dizer do Botafogo, que não esteve em seu melhor momento no meio de campo. As ideias criativas pareciam escassas para os donos da casa, que não conseguiram aproveitar a atmosfera favorável no Estádio Nilton Santos, na capital brasileira.
O único brilho da perspectiva do Botafogo veio do lateral-direito Che Che, que estava em ótima forma, criando três chances para sua equipe, a primeira delas aproveitada por Gabriel. Aos 57 minutos, ele fechou o cruzamento com a cabeça – a bola, batendo na trave, acabou entrando no gol – 1 x 0.
Parecia que a partida terminaria, como há quatro anos, com uma vitória mínima do Botafogo, mas a realidade acabou sendo diferente. Aos 75 minutos, Gaston Togni recebeu um passe na área e chutou rente à trave direita. Para os anfitriões, esse deveria ter sido um sinal para se concentrarem, mas três minutos depois Julian Lopez criou uma chance para Nicolas Fernandez, que foi defendida, caindo para Tripichio, cujo primeiro chute também foi defendido por Roberto Fernandez, antes de cair em seus pés novamente, quando ele marcou o gol de empate à queima-roupa.
Apesar do resultado neutro, o Defensa será a equipe mais feliz, já que tem uma ficha limpa para o jogo decisivo em casa. O destino de uma passagem para as semifinais será decidido na Argentina.