Autor: Serg Atrakhov, Amrit Santlani
Udinese – Juventus – 0:3
Depois de vencer o Scudetto pela última vez em 2020, e após terminar em sétimo lugar, perdendo a Liga dos Campeões e as contínuas turbulências financeiras do clube, os torcedores da Velha Senhora finalmente tiveram algo para comemorar ao iniciar a nova temporada com uma vitória convincente sobre a Udinese.
A Juve viajou para o Estádio da Udinese, o mesmo local onde ambas as equipes jogaram suas últimas partidas da temporada passada. Os eminentes visitantes marcaram três gols já no primeiro tempo. O Turintsy abriu o placar muito rapidamente. Aos 5 minutos, Vlahovic encontrou Chiesa com um passe. O italiano deu um chute certeiro no canto direito de Marco Silvestri, que só pôde ver a bola entrar no fundo do gol. 1:0.
Quinze minutos depois, após uma cobrança de escanteio, Alex Sandro acertou a mão exposta de Ebosele. Vlahovic cobrou o pênalti com precisão – 2 a 0.
Nos acréscimos, Rabiot estava no lugar certo e na hora certa para marcar um gol de cabeça de quatro metros depois que Silvestri saiu para receber o cruzamento de Andrea Cambiaso, mas também não chegou perto da bola.
No segundo tempo, Schensny fez algumas boas defesas. Talvez a Udinese merecesse um gol, mas não mais do que isso. Os anfitriões perderam muitas chances no segundo tempo e Vlahovic teve a bola no fundo da rede novamente, mas o gol foi anulado por impedimento.
Com relação aos brasileiros. Wallace passou toda a partida para os anfitriões com a braçadeira de capitão. Na Juventus, o trio de zagueiros centrais era brasileiro: Bremer, Alex Sandro e o capitão da equipe, Danilo. Embora os dois últimos tenham recebido cartões amarelos, a vitória com um placar “seco” é mérito deles.
Inter – Monza – 2:0
O Monza havia derrotado a Inter em San Siro em abril, portanto os comandados de Simone Inzaghi estavam cautelosos com a ameaça representada pela surpresa da última temporada da Série A.
Apesar das ambições do Monza, não houve nenhuma matança de gigantes na capital, já que a Inter abriu o placar com um brilhante gol de equipe finalizado pelo seu capitão. Nicolo Barella e Denzel Dumfries participaram da jogada e, depois de uma defesa duvidosa, Martinez se antecipou ao seu marcador e chutou a bola para o gol à queima-roupa.
Federico Dimarco quase marcou o segundo gol depois de um rápido contra-ataque da Inter de Milão, mas o chute do lateral saiu por pouco. As duas equipes tiveram muitas chances antes do intervalo, mas nenhuma delas conseguiu aumentar o placar.
Marko Arnautović, em sua estreia, deu uma assistência para Martinez, que estava à espreita na trave, para matar a disputa e conquistar os três pontos para o Inter.
O brasileiro Carlos Agusto entrou em campo pelo Monza aos 67 minutos e, aos 88 minutos, poderia ter marcado em um escanteio, mas cabeceou por cima do gol.