Autor: Monojit Mandal
Kai Sotto, a sensação do basquete filipino, expressou sua gratidão pelas experiências únicas que obteve no exterior, enfatizando o papel fundamental que tiveram na formação de seu desenvolvimento como jogador. O atleta alto, cuja carreira o levou ao Adeleide 36ers da NBL, ao Hiroshima Dragonflies da B.League e, mais recentemente, à Liga de Verão da NBA de 2023 com o Orlando Magic, acha que essas oportunidades ajudaram imensamente em seu crescimento.
“Como jogador, isso tem um significado enorme para mim”, disse Sotto à ABS-CBN News. A distância que percorri desde minhas origens nas Filipinas para chegar à Summer League e jogar é simplesmente impressionante. É uma bênção tremenda. “Eu valorizo cada momento e oportunidade que tive durante meu tempo lá.“
O caminho de Sotto seguiu os passos de outros jogadores de basquete filipinos pioneiros que usaram a Liga de Verão da NBA como plataforma para perseguir seus sonhos na NBA. Ray Parks Jr., que vestiu o uniforme do Dallas Mavericks na Liga de Verão de 2015, e Kiefer Ravena, que anteriormente jogava pelo Texas Legends do Mavs na Liga D da NBA, lideraram o caminho. Da mesma forma, o caminho de Japeth Aguilar o levou ao Sta. Cruz Warriors, enquanto o destaque da Fil-Am na NBA, Jordan Clarkson, foi escalado para a equipe de verão do Los Angeles Lakers durante sua temporada de estreia.
Sotto vê uma onda de talentos filipinos causando impacto no palco da NBA com uma esperança inabalável. “Espero que mais filipinos cheguem. Estou confiante de que mais jogadores filipinos poderão jogar lá“, comentou ele.
Sotto mudou-se para os Estados Unidos em 2019 para participar da NBA G League Ignite, onde se destacou, com média de 13,6 pontos, 5,8 rebotes e 1,5 bloqueios por jogo em sua temporada de estreia. Apesar de não ter sido selecionado no sorteio da NBA de 2022, a detrminação de Sotto o levou ao Adelaide 36ers da Liga Nacional de Basquete da Austrália (ANBL), onde teve médias de 7,5 pontos, 4,5 rebotes e 1,0 bloqueio por jogo.
Sotto leva suas habilidades para a B.League japonesa em 2023, jogando pelo Hiroshima Dragonflies. Sotto, um prodígio do basquete em ascensão, ainda é um trabalho em andamento, sempre aprimorando suas habilidades. Notável por sua capacidade de rebater e bloquear arremessos, bem como por sua elegância ao redor do aro, ele reconhece a necessidade de aprimorar o manuseio da bola e o arremesso, o que está preparado para fazer devido à sua dedicação e talento.