Autor: Barkha Roy
Flamengo – Grêmio – 1:0
O Flamengo já venceu o Grêmio três vezes nesta temporada, com um placar total de 6 a 0. Na primeira rodada do campeonato em seu estádio – 3:0, depois na primeira partida da semifinal da Copa fora de casa – 2:0. Na partida de volta da Copa, o Grêmio novamente não conseguiu marcar com o “rubro-negro”. A partida foi disputada no Estádio Jornalista Mário Filho, popularmente conhecido como Maracanã, localizado no Rio de Janeiro.
O Flamengo entrou nessa partida após um empate em 1 x 1 com o São Paulo em seu jogo mais recente. Um gol no primeiro tempo de Lucas Moura, ex-atacante do Paris Saint-Germain e do Tottenham Hotspur, que agora joga no São Paulo, foi contra-atacado por um pênalti marcado pelo atacante Pedro, do Flamengo, no final do segundo tempo.
Por outro lado, o Grêmio conseguiu uma vitória de 2 a 1 sobre o Fluminense em sua última partida. Os gols do meio-campista Bitello e do atacante Ferreira garantiram o sucesso do Grêmio. O único gol do Fluminense foi marcado pelo atacante argentino German Cano.
Apesar do conflito no treinamento, quando Gerson quebrou o nariz de Varena, os dois jogadores entraram em campo no time titular do Flamengo. Embora Varela tenha jogado apenas 36 minutos, puxando a parte posterior da coxa.
No primeiro tempo, houve muita luta no campo, às vezes muito dura. Mas os adversários não marcaram gols. Os anfitriões estavam satisfeitos com esse placar, e o Grêmio precisava marcar pelo menos um gol antes do intervalo. Aos 31 minutos, Bitelo teve essa chance. Ele ficou no mano a mano, mas Matheus Cunha desviou o chute para escanteio.
Nos primeiros quinze minutos do segundo tempo, o Grêmio poderia e deveria ter mudado o rumo do jogo. Os zagueiros levaram a bola para fora da linha do gol após um chute de Suárez. Em seguida, o goleiro defendeu o chute do uruguaio. Então, ele não deixou Bitelo marcar, e Ferreira, depois de vencer o zagueiro, chutou da linha do pênalti na trave…
Aos 74 minutos do segundo tempo, Rodrigo Eli fez um gol de mão, disputando a bola por cima. Depois de estudar o vídeo replay, o árbitro assinalou um pênalti, que foi marcado por Georgian de Arrascaeta – 1:0.
Todos sabiam que o Grêmio não conseguiria marcar três gols em 15 minutos. Aos 81 minutos, Rodrigo Eli marcou 1 gol, mas o gol foi anulado por impedimento.
Na final, o Flamengo jogará contra o São Paulo (17 e 24 de setembro). Anteriormente, essas equipes se cruzaram na Copa do Brasil duas vezes, e mais recentemente.
- Em 2020, o São Paulo venceu as quartas de final: 2 a 1 fora e 3 a 0 em casa (mas perdeu para o Grêmio nas semifinais).
- O Flamengo se vingou na temporada passada ao derrotar o São Paulo nas 1/2 finais: 3 a 1 fora e 1 a 0 em casa. Chegando à final, o Flamengo enfrentou o Corinthians por 0 a 0 (fora) e 1 a 1 (em casa), conquistando o título nos pênaltis por 6 a 5.