Autor: Chandra Moulee Das
Depois de triunfar sobre Jan Blachowicz por decisão dividida no UFC 291, Alex Pereira parece estar pronto para disputar a vaga no campeonato dos meio-pesados em sua próxima luta. O ex-detentor do título, Jiri Prochazka, que renunciou ao cinturão devido a uma lesão no ombro no ano passado, provavelmente será seu oponente. Recentemente, “Poatan” revelou que esperava um confronto menos desafiador contra “Denisa” do que sua estreia na categoria meio-pesado.
Em entrevista a Laerte Viana, o terceiro colocado no ranking dos meio-pesado declarou: “Eu sempre analiso algumas coisas quando estou ajudando alguém, no caso, ajudando o Glover, então eu já o estudei, mas quando ele ia lutar com o Glover. Agora é diferente, a estratégia. Mas eu vi algumas coisas lá, e eu vou te dizer, é uma luta difícil, mas eu acho, e algumas pessoas não vão concordar, mas eu acho que Jan é uma luta mais difícil. Porque ele tem aquele jogo de luta agarrada, e isso torna as coisas um pouco mais difíceis para mim, torna minha trocação menos eficaz.”
Embora Prochazka não seja particularmente conhecido por suas habilidades de luta, ele conseguiu garantir uma vitória por finalização sobre Glover Teixeira no quinto round no UFC 275, conquistando o título na categoria. No entanto, ele não pisou no octógono desde aquela luta, tendo sofrido uma lesão no ombro na preparação para o UFC 282.
Jiri Prochazka sempre esteve em posição de disputar o título em seu retorno, depois de tê-lo deixado de lado devido a uma lesão. Apesar da indicação inicial de um confronto contra Jamahal Hill, “Sweet Dreams” sofreu uma ruptura no tendão de Aquiles e também desistiu do título. Consequentemente, agora parece que “Denisa” enfrentará Alex Pereira, que garantiu a vitória contra Jan Blachowicz no UFC 291.
O prazo exato para o retorno de Prochazka após a lesão permanece incerto. Embora o prognóstico inicial apontasse para um período de recuperação de 12 a 18 meses, ele sugeriu a possibilidade de retornar ao octógono ainda este ano.