Autor: Monojit Mandal
Em uma mudança inesperada de eventos, James Harden, a potência explosiva do basquete, optou por não participar do campo de treinamento do Philadelphia 76ers, de acordo com Sam Amick, do The Athletic. Essa notícia vem na esteira das alegações de que os Sixers não conseguiram obter uma oferta comercial viável para Harden, o que os levou a decidir mantê-lo até o início da temporada 2023-24 da NBA.
A situação do contrato do 76ers com Harden era complicada. Ele assinou seu contrato com a organização com a ideia de que seria negociado com outra equipe que não tivesse a flexibilidade de teto salarial para assinar um contrato máximo com um jogador durante a agência gratuita. A estratégia era negociar Harden e depois estender seu contrato.
No entanto, a busca de Harden por um contrato máximo encontrou obstáculos substanciais, pois ele teve dificuldades para conseguir esse acordo com os concorrentes da liga. Seu estilo de jogo atlético e de alto nível mostrou sintomas de deterioração à medida que ele amadurece, fazendo com que os clubes tenham receio de se comprometer com um contrato de longo prazo e de alto valor. Harden, de acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, teria aceitado um contrato máximo de longo prazo dos Sixers, se houvesse um.
Agora, o Sixers precisa tomar uma decisão importante. Embora Harden continue sendo um jogador importante, sua presença no elenco pode trazer problemas para as intenções de longo prazo da equipe, principalmente em termos de manter Joel Embiid, um membro crucial na escalação. A presença de um astro envelhecido no elenco pode limitar a flexibilidade e a capacidade do time de se desenvolver em torno de Embiid.
Harden já havia demonstrado interesse em ser transferido para o Los Angeles Clippers, mas acredita-se que o Clippers tenha hesitado em satisfazer as grandes expectativas do 76ers. Fazendo comparações com a situação de Ben Simmons, que também buscou uma troca e posteriormente deixou o Sixers em uma transação de alto nível, o presidente de operações de basquete da equipe, Daryl Morey, provavelmente continuará a explorar todas as opções para obter o maior retorno possível para Harden.
No entanto, o tempo está passando e o prazo final da negociação oferece a última chance de os Sixers receberem algo em troca de Harden no último ano de seu contrato. Tanto os torcedores quanto os observadores estarão acompanhando as manobras estratégicas de Morey enquanto o drama continua, dado seu histórico de negociações em circunstâncias difíceis.