Autor: Monojit Mandal
Xavi Hernandez, o venerado ex-jogador e atual dirigente do clube, teria expressado reservas quanto à contratação do astro brasileiro Neymar Jr., expressando preocupação de que a chegada do atleta poderia perturbar a harmonia do vestiário da equipe.
De acordo com rumores recentes, Neymar, que parece estar pronto para deixar o Paris Saint-Germain neste verão, seis anos depois de sua transferência recorde de 222 milhões de euros do Barcelona, recebeu uma oferta de contrato pesada do Al-Hilal, totalizando impressionantes 100 milhões de euros. Além disso, acredita-se que Neymar estava disposto a retornar ao clube blaugrana por um alto salário anual de 15 milhões de euros.
De acordo com o Marca, uma fonte confiável no futebol, Xavi não está completamente convencido da ideia de Neymar retornar ao Barcelona, já que o clube não tem um jogador de seu calibre desde a saída de Lionel Messi em 2021.
Uma grande fonte de preocupação é a propensão de Neymar a atrair uma enorme atenção da mídia aonde quer que vá, além de seus problemas de lesão bem documentados durante seu tempo no PSG. Devido a essas qualidades, bem como às suas altas exigências salariais, ele é uma aquisição potencialmente perigosa para qualquer equipe.
É interessante notar que Xavi teve uma experiência em primeira mão com Neymar no vestiário durante o tempo em que estiveram juntos no Barcelona. Ao longo de duas temporadas, a combinação conseguiu marcar cinco gols juntos em 69 jogos em vários torneios, acabando por ganhar o famoso triplo europeu na temporada 2014-15.
Neymar ganhou notoriedade de forma rápida e espetacular, vencendo a Copa Libertadores da América em 2011 e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2012 enquanto jogava pelo Santos. Em 2013, ele foi eleito o Jogador de Futebol Sul-Americano do Ano por suas habilidades.
Após uma transferência recorde de 57,1 milhões de euros para o Barcelona em 2013, Neymar venceu o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Liga dos Campeões da UEFA em sua primeira temporada. Em 2015, ele foi coroado Jogador do Ano da FIFA por seus esforços.
Com um preço de transferência de 222 milhões de euros, Neymar se tornou o jogador de futebol mais caro do mundo quando se juntou ao Paris Saint-Germain em 2017. Durante sua passagem pelo PSG, ele foi fundamental para os triunfos do clube, que incluíram quatro títulos da Ligue 1, três títulos da Copa da França e dois títulos da Copa da Liga.