Autor: Amrit Santlani, Serg Atrakhov
O Leipzig foi criado há apenas 14 anos, mas já conquistou o terceiro troféu de sua história. Na temporada 2021/22, a equipe de Marco Rose venceu a Copa da Alemanha e repetiu o feito na temporada passada. E agora, dois meses e meio depois, derrotou o campeão múltiplo do país no Super Bowl. A propósito, no ano passado, o Leipzig disputou a Supercopa da Alemanha pela primeira vez, perdendo para o Bayern por 3 a 5. A revanche foi convincente.
O Leipzig, dez vezes campeão da Bundesliga, enfrentou o Leipzig, vencedor da DFB Pokal, na Allianz Arena no domingo. O Bayern teve o dobro da posse de bola (63% a 37%), mas praticamente não criou momentos de perigo. Um pequeno número de faltas também indica que a temporada está apenas começando e os jogadores estão longe de suas melhores condições de jogo.
O Leipzig precisou de apenas três minutos para abrir o placar. David Raum e o meio-campista emprestado Xavi Simmons se alinharam para cobrar uma falta no início do jogo. O lançamento do primeiro para a área foi perfeito, e Dani Olmo agarrou a bola depois que os zagueiros do Bayern não conseguiram afastar a bola corretamente. O espanhol passou por vários defensores e mandou a bola para o fundo do gol.
Os comandados de Marco Rose estavam com o nariz na frente e, a partir de então, os bávaros nunca mais se recuperaram. Nicolas Seiwald foi surpreendido por Serge Gnabry aos 15 minutos, quando o alemão cortou para dentro para alimentar Mathys Tel, que tinha todo o gol para mirar, mas de alguma forma o francês chutou a bola direto para Janis Blaswich, que fez uma defesa de primeira para manter a equipe na frente.
Pouco antes do final do primeiro tempo, Olmo combinou com Timo Werner e marcou um belo gol para dobrar a vantagem da sua equipe. Werner alimentou o espanhol, que girou para dentro e deixou seu marcador para trás. De alguma forma, o jovem conseguiu se manter em pé e passar a bola por Sven Ulreich, que se aproximava, para o gol vazio. Matthijs de Ligt não conseguiu se aproximar de Olmo, já que o jogador de 25 anos manteve a ótima forma da última temporada. Pouco depois da marca de um minuto, o Leipzig ganhou um pênalti, Olmo se adiantou e completou seus três gols para praticamente selar o resultado.
Depois de uma longa saga de verão, Harry Kane concluiu sua transferência para o Bayern de Munique bem a tempo de ser incluído na equipe que disputará a Supercopa da DFL contra o RB Leipzig. Os bávaros tiveram várias propostas rejeitadas pelo Tottenham antes de finalmente apresentarem uma oferta de 100 milhões de libras, que poderia chegar a 120 milhões de libras, incluindo acréscimos.
O capitão e recordista de gols da Inglaterra, de 30 anos, esperava ganhar o primeiro troféu de sua carreira profissional. Tuchel o liberou aos 64 minutos do segundo tempo, mas Kane ainda está longe de sua melhor forma. Ele vestiu a camisa de número 9 e foi recebido com entusiasmo em sua primeira apresentação. Tuchel não ficou nada satisfeito com o desempenho de sua equipe, pois o técnico alemão insistiu que seu time é muito melhor do que o que apresentou contra o Leipzig.
“Não consigo explicar. Simplesmente não foi suficiente em todos os departamentos. Não tenho a menor ideia do motivo. Não há relação entre a nossa forma e atitude ao entrar no jogo e o nosso desempenho em campo. Isso não é bom. É o pior de tudo, porque há uma discrepância muito grande. E eu sinto pena do Kane. Ele provavelmente acha que não treinamos há quatro semanas. Nosso desempenho hoje não teve nada a ver com o que estávamos tentando fazer. É uma noite amarga, peço desculpas“.
Além do jogador da seleção inglesa, o zagueiro Kim Min-jae também fez sua estreia na competição pelos bávaros, entrando no lugar de De Ligt após o reinício do jogo. Graças a Ulreich, o Bayern não sofreu outro gol no final do jogo, pois Fábio Carvalho lançou Benjamin Šeško para o gol com um suntuoso passe que dividiu a defesa, mas o atacante não conseguiu vencer o goleiro do Bayern.