Autor: Soorya G, Serg Atrakhov
O Botafogo encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com mais uma vitória, consolidando sua posição no topo da tabela. No sábado, o técnico Bruno Lage comandou sua equipe para derrotar o Internacional por 3 a 1, ganhando de virada no Estádio Nilton Santos. Com o triunfo, o time alvinegro chegou aos 47 pontos, liderando a classificação do Brasileirão com 16 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Flamengo – que ainda jogará no domingo contra o São Paulo.
Ao longo de 19 rodadas, o Fogão conquistou 82% dos pontos disponíveis, igualando-se ao Corinthians de 2017 como detentor da melhor campanha do primeiro turno do Campeonato Nacional em termos de pontos percentuais conquistados. Impressionantemente, em dez partidas disputadas como anfitrião, a equipe do Rio de Janeiro saiu vitoriosa em todas elas. Se a equipe de Bruno Lage vencer as próximas quatro partidas no Engenhão, estabelecerá um recorde na história do torneio. Eles podem se tornar o time com a maior sequência de conquistas em casa. Atualmente, esse feito pertence ao Internacional. Em 1976, o time venceu 13 partidas em casa. Os adversários do Botafogo nos próximos jogos em casa são Bahia, Flamengo, Goiás e Atlético-PR.
No entanto, foi o Internacional que saiu na frente no Estádio Nilton Santos neste sábado. Maurício aproveitou um erro bizarro de Lucas Perri para abrir o placar logo no início do jogo (18 min). Aos 34 minutos, Carlos Eduardo poderia empatar, mas Rochet acertou a bola.
No segundo tempo, em apenas três minutos, os anfitriões mudaram todo o rumo da partida. Aos 55, Victor Sa empatou o placar e, aos 58, Hernandez marcou um gol contra – 2:1. Aos 73 minutos, Luis Enrique definiu o placar final: 3 a 1. O gol de Pedro Enrique aos 89 minutos do segundo tempo poderia suavizar um pouco a derrota do Inter, mas o árbitro anulou o gol devido a uma posição de impedimento.
No dia em que o clube comemorou seus 119 anos de história, também anunciou a contratação do atacante Diego Costa, ex-jogador dos gigantes europeus Atlético de Madri e Chelsea. A chegada do experiente atacante de 34 anos tem como objetivo preencher a lacuna deixada pelo artilheiro Tiquinho Soares, que deverá ficar afastado por aproximadamente cinco semanas devido a uma lesão no joelho. Sob o comando de Bruno Lage, a equipe voltará a atuar no Campeonato Brasileiro no próximo sábado, enfrentando o São Paulo no Estádio do Morumbi. Enquanto isso, o Internacional, ainda na 12ª posição com 24 pontos, receberá o Fortaleza no Estádio Beira-Rio.