Autor: Barkha Roy
Almería – Rayo Vallecano – 0:2
Para começar a nova temporada do Campeonato Espanhol, o atacante Randy Nteka, do Rayo Vallecano, mostrou a sua habilidade marcando um gol e orquestrando outro, levando a sua equipe a uma vitória decisiva por 2 a 0 contra o Almería.
Assumindo o comando desde o início na partida inaugural da liga, o Rayo assumiu o foco com dois pênaltis rápidos, marcando a estreia do recém-nomeado técnico, Francisco Rodríguez. Rodríguez assumiu o cargo após a saída do bem-sucedido Andoni Iraola, que se aventurou na Premier League com o Bournemouth.
O extraordinário meio-campista Isi Palazón, conhecido por liderar a lista de artilheiros do Rayo na temporada anterior, cobrou com elegância um pênalti aos 20 minutos do segundo tempo. A oportunidade surgiu após uma falta controversa cometida pelo zagueiro do Almería, Edgar González, sobre Nteka dentro da área durante uma disputa de bola.
Randy Nteka, que havia aprimorado suas habilidades por empréstimo ao Elche na segunda metade da temporada anterior, mostrou mais uma vez sua elegância. Apenas oito minutos depois do pênalti inicial, Nteka bateu com maestria a bola no canto da rede da marca do pênalti. Sergio Akieme, do Almería, foi penalizado por um toque de mão intencional, bloqueando um cruzamento de Nteka dentro da área.
Na temporada anterior, o Rayo Vallecano flertou com a perspectiva de garantir uma vaga na cobiçada Liga Europa, o que acabou culminando em um 11º lugar. Embarcando em uma missão para reforçar ainda mais o seu time, o Rayo deu passos significativos durante a janela de transferências de verão. Em especial, o zagueiro central Aridane Hernandez juntou-se ao time vindo do Osasuna, melhorando a capacidade defensiva da equipe. Além disso, o lateral esquerdo Alfonso Espino, adquirido do Cádiz, injetou uma nova dinâmica na equipe.
Sevilla – Valencia – 1:2
Em uma partida diferente, no início do campeonato espanhol, um time animado do Valencia venceu por 2 a 1 o time de 10 jogadores do Sevilla, dando uma amostra de seus talentos em ascensão. Ao mesmo tempo, a mídia local especula sobre o possível interesse do Real Madrid em adquirir o goleiro marroquino Yassine Bounou. O motivo por trás dessa especulação é a infeliz lesão sofrida por Thibaut Courtois, que rompeu um ligamento do joelho na quinta-feira e deve ficar afastado por vários meses. Apesar dessas incertezas, Bounou assumiu com confiança sua posição na equipe titular do Sevilla.
O técnico do Valencia, Rubén Baraja, fez uma jogada pouco convencional ao posicionar o zagueiro central Mouctar Diakhaby como um meio-campista de contenção box-to-box. A aposta valeu a pena, pois Diakhaby, demonstrando sua energia e habilidade para ganhar bolas, marcou o gol aos 59 minutos. O Sevilla reagiu e o atacante Youssef En-Nesyri empatou aos 69 minutos, aproveitando um cruzamento de Suso.
Os holofotes recaíram sobre o substituto de 20 anos, Javi Guerra, que havia chamado a atenção por suas habilidades na campanha anterior. O momento de Guerra chegou aos 88 minutos do segundo tempo, quando ele marcou o gol decisivo depois que o Sevilha sofreu um revés com o cartão vermelho do zagueiro Loic Bade.
Hugo Duro foi crucial para o sucesso do Valencia, cuja determinação levou a momentos decisivos. Duro estava em uma escapada quando Bade fez uma falta por trás, o que levou o zagueiro a receber o cartão vermelho direto aos 80 minutos. Pouco depois, a participação de Duro perto da área do Sevilla preparou o terreno para que ele desse a assistência a Guerra, culminando no gol da vitória.
Depois de escapar por pouco do rebaixamento na temporada anterior e de ter sofrido saídas significativas de jogadores, incluindo Samuel Lino, Edinson Cavani, Yunus Musah, Justin Kluivert, Ilaix Moriba e Nico González, o Valencia enfrentou uma transição desafiadora. As poucas contratações do clube geraram preocupações entre os torcedores, devido à percepção da falta de investimento do proprietário, o empresário de Cingapura Peter Lim.
A vitória do Valencia foi ainda mais impulsionada pelas atuações de destaque dos jogadores de ataque Diego López e Fran Pérez, de 21 e 20 anos, respectivamente. Suas contribuições foram fundamentais para orquestrar a virada contra o Sevilla, que havia conquistado o título da Liga Europa na temporada anterior.
Brasileiros nessas partidas
- Lazaro jogou o primeiro tempo pelo Almeria e foi substituído no intervalo. Kaiki permaneceu na reserva. Leo Baptistão ainda está fora da aplicação, continuando a tratar a panturrilha lesionada.
- Fernando jogou 69 minutos pelo Sevilla, sem se destacar em nenhum momento. Seu compatriota Gabriel Paulista passou toda a partida pelo Valencia e foi um dos melhores em campo.