Autor: Amrit Santlani
O primeiro gol da nova temporada da Premier League, a primeira dobradinha e a primeira eliminação – tudo isso aconteceu na partida de abertura do campeonato. O Manchester City, tricampeão da última temporada e atual campeão da Premier League, começou sua tentativa de conquistar o quarto título consecutivo da liga ao derrotar o recém-promovido Burnley. Os campeões da primeira divisão enfrentaram os vencedores do campeonato e, graças a Erling Haaland, o City saiu vitorioso, levando para casa os três pontos após uma conquista por 3 a 0.
Treinado pelo lendário capitão do Manchester City, Vincent Kompany, o Burnley incendiou o campeonato ao quase quebrar o recorde de mais pontos conquistados em uma única campanha. Foi um impacto semelhante ao que Pep Guardiola teve na primeira divisão, mas mesmo assim os torcedores do Turf Moor tiveram uma amostra em primeira mão de como os Cityzens podem ser implacáveis em seus dias.
Até este sábado, nenhum jogador havia marcado o primeiro e o segundo gols de uma nova temporada da Premier League, e então Erling Haaland, cujos dois gols efetivamente selaram os pontos antes do gol de Rodri, acrescentou o brilho ao placar. O Burnley não conseguiu responder a um escanteio cobrado pelo City, Rodri estava na linha de fundo e cabeceou um belo cruzamento de Bernardo Silva, e Haaland estava lá para colocar a equipe de Guardiola na frente.
Mais tarde, Kevin de Bruyne tentou um chute de longa distância, mas sua tentativa não acertou o alvo. O belga sofreu um revés ao se machucar e foi substituído por Mateo Kovacic, contratado no verão. Lyle Foster quase deu um grande susto no City quando pegou a bola perto da área adversária e deixou Kyle Walker em seu rastro, tentando marcar o gol da vitória, mas a bola passou longe do gol.
Pouco depois da marca de meia hora, Haaland completou seus dois gols após uma jogada brilhante do City. Phil Foden lançou Kyle Walker na ala direita. O inglês cortou a bola para Julian Alvarez, que a passou para o norueguês, que chutou para o fundo do gol. A bola raspou no topo do travessão e entrou.
Embora o City estivesse vencendo por 2 a 0 no intervalo, Guardiola entrou em campo e foi visto tendo uma discussão animada com Haaland, e o espanhol até afastou as câmeras.
No segundo tempo, Rodri testou James Trafford de longe, mas o goleiro do Burnley empurrou a bola para escanteio. O espanhol chegou perto com uma tentativa de gol de cabeça, mas Trafford estava novamente à altura. Finalmente, aos 74 minutos, o City conquistou os três pontos, com Rodri batendo para o gol depois que os jogadores de Kompany não conseguiram limpar suas linhas após uma cobrança de falta de Foden.
Anass Zaroury recebeu ordem de expulsão pouco antes do apito final, depois que o marroquino deu uma entrada desajeitada para impedir que Walker corresse em direção ao gol. O árbitro marcou o jogador do Burnley inicialmente, mas depois de uma revisão do VAR, Zaroury recebeu o vermelho.
O zagueiro brasileiro Vitinio não teve os melhores 90 minutos em Burnley. Seu conterrâneo Ederson, ao contrário, tendo defendido “a zero”, pode registrar o jogo como um trunfo.
Ao se explicar no intervalo, Guardiola revelou por que foi visto tendo aquela discussão animada com Haaland no intervalo. “Ele quer o tempo todo, bola para ele, bola para ele. Homem a homem é um contra um, dê a ele bolas por trás e ele fará isso”, disse o espanhol. “Mas quando faltam dois minutos e Kovacic vai para trás e perde a bola, Rodri perde a bola. Erling queria a bola e Bernardo fez bem em não lhe dar a bola“, acrescentou.