Autor: Serg Atrakhov, Vishwajit Sawant
Red Bull Bragantino (Bra) – AMÉRICA-MG (Bra) – 3:3 (pen. 3-4)
O empate em 1 a 1 no jogo de ida deixou os adversários com chances iguais de chegar às quartas de final. Os anfitriões abriram rapidamente o placar da partida no Nabi Abi – Sorriso aos 5 minutos.
O árbitro acrescentou apenas três minutos ao primeiro tempo. Se você pensou que nada mais interessante aconteceria antes do intervalo e se distraiu com seus próprios negócios, estava muito enganado. Aos 45+1, Gonzalo Mastriani empatou em 1 a 1. Aos 45+3, Sorriso marcou dois gols, cabeceando com precisão para fazer 2 a 1. Considerando que as equipes estavam comemorando um gol, o árbitro acrescentou mais alguns minutos e, aos 45+5, Eder Ferreira fechou o cruzamento de uma cobrança de falta em 2 a 2 com a cabeça. Minutos de muito fogo.
Aos 57 minutos do segundo tempo, Leo Ortiz colocou o Bragantino à frente pela terceira vez – 3 x 2. Notamos uma característica interessante: nesse jogo, as equipes marcaram apenas um gol de cada vez. E o América não quebrou essa “tradição”. Aos 90+6, o jogador anfitrião fez uma jogada de mão em sua área. Gonzalo Mastriani marcou dois gols de pênalti: 3 a 3.
Ele foi o primeiro a se aproximar da bola para abrir a disputa de pênaltis. Mas, dessa vez, bateu mal – passou raspando a trave esquerda. Leo Ortiz, que também marcou o terceiro gol de sua equipe, respondeu com o mesmo chute impreciso – Matheus acertou a bola apontada para o centro do gol. A segunda, terceira e quarta tentativas dos adversários foram precisas. Quinto chute – Ale marcou, e Thiago Borbas acertou o goleiro. Nas quartas de final, o América-MG jogará com o Fortaleza.
SÃO PAULO (Bra) – San Lorenzo (Arg) – 2:0
Recuperar uma derrota de 0 a 1 fora de casa não é a tarefa mais difícil para um clube como o São Paulo. É verdade que, já aos 22 minutos do primeiro tempo, a situação poderia ter se complicado seriamente. O chute de Nahuel Barrios não teve muita precisão – a bola bateu no travessão. Os donos da casa tiveram sorte.
Literalmente cinco minutos depois, eles próprios poderiam marcar. Batalla desviou o chute de Rato para o canto inferior. Outro chute – o zagueiro levou a bola para fora da linha do gol. Outro chute – o goleiro desviou o chute de Alisson para escanteio. Em outro episódio, o árbitro não marcou um pênalti por uma falta em Luciano. Mas, ainda assim, o São Paulo conseguiu o que queria antes do intervalo. Calleri fechou a cobrança de falta de Rato com a cabeça – 1 a 0, e 1 a 1 no placar agregado.
Sejamos honestos, o San Lorenzo não teve nenhuma chance no segundo tempo. Os visitantes nunca acertaram o gol em 90 minutos. O São Paulo queria resolver todas as questões não na disputa de pênaltis, então, aos 67 minutos, marcou o segundo gol. Rodrigo Nestor deu um passe gracioso para Luciano – 2 a 0 para a alegria de mais de 50 mil torcedores no Estádio do Morumbi. A propósito, a equipe está reforçada com a inclusão de Lucas Moura e James Rodriguez para as próximas etapas.
LDU QUITO (Ecu) – Ñublense (Chi) – 3:3 (pênalti 4-3)
O vencedor dessa dupla enfrentou os rivais em 1/4 de São Paulo. A LDU Quito obteve uma vitória mínima de 1 a 0 no Chile. Aos 27 minutos da partida em casa, os equatorianos aumentaram a vantagem. Jhojan Julio fechou o cruzamento com a cabeça pelo flanco. Em resposta ao ataque, Raimundo Rebolledo caiu na área dos anfitriões. Patricio Rubio converteu o pênalti sem problemas, mandando a bola para o canto superior direito, sem chance para Alexander Dominguez: 1 a 1. Aos 60 minutos, Richard Mina marcou um gol contra, empatando assim o placar agregado.
O árbitro acrescentou seis minutos ao segundo tempo, que foi marcado por um final brilhante. Aos 91 minutos, Sebastián González Baquero marcou para o LDJ Quito, mas antes que os torcedores locais tivessem tempo de se alegrar por terem chegado às quartas de final, Manuel Rivera acertou uma bola voadora aos 93 minutos, mandando-a exatamente para o canto esquerdo do gol. Essa foi uma disputa de pênaltis. A LDU Quito converteu quatro de quatro tentativas. O Nublense não conseguiu marcar dois de seus cinco chutes. Alexandra Dominguez defendeu as cobranças de Rivera (que acertou a terceira) e Rubio (que acertou a quinta). A LDU Quito enfrentará o São Paulo para chegar às semifinais.
XÍCARA SUDAMERICANO 1/4
- Defesa e Justiça (Arg) – Botafogo (Bra)
- LDU (Ecu) – São Paulo (Bra)
- Estudiantes (Arg) – Corinthians (Bra)
- Fortaleza (Bra) – América-MG (Bra)