Autor: Serg Atrakhov, Vishwajit Sawant
PALMEIRAS (Bra) – Atlético-MG (Bra) – 0:0
Em um confronto tenso no Allianz Parque, Palmeiras e Atlético MG empataram em 0 a 0 e garantiram a vaga do Palmeiras, que venceu o jogo de ida por 1 a 0, nas quartas de final da Copa Libertadores.
O Palmeiras deu 18 chutes (7 no alvo), mas Everson foi confiável para evitar que Gustavo Gomez e Dudu marcassem. O Atlético-MG teve dificuldades para encontrar seu ritmo de ataque, mas não acertou o gol. Os visitantes criaram o momento mais perigoso aos 76 minutos. Paulinho entrou na área, mas chutou perto da trave esquerda. Deve-se observar que, aos 38 minutos, o zagueiro Igor Rabello, dos visitantes, foi forçado a deixar o campo devido a uma lesão, o que deixou o Atlético-MG com um vazio emocional. A propósito, com esse empate, o time ganhou 5 milhões e 150 mil dólares (pela participação na fase de grupos – 3 milhões, por cinco vitórias no grupo – 900 mil, por chegar às oitavas de final – 1,25 milhão).
O Palmeiras já ganhou 7 milhões e 450 mil dólares no momento (pela participação na fase de grupos – 3 milhões, por cinco vitórias no grupo – 1,5 milhão, por chegar às oitavas de final – 1,25 milhão, por chegar às quartas de final – 1,7 milhão). Se os brasileiros conseguirem vencer o Deportivo Pereira, da Colômbia, nas quartas de final, receberão mais US$ 2,3 milhões por chegarem às semifinais.
Eliminando o Atlético MG do torneio, o Palmeiras bateu recorde.
Pela terceira temporada consecutiva, eliminou o este clube da Copa Libertadores.
- 2021 1/2 – Palmeiras venceu graças a um gol fora de casa – 0:0, 1:1;
- 2022 1/4 – 2:2, 0:0 e vitória nos pênaltis 6-5;
- 2023 1/8 – 1:0, 0:0;
Ninguém na história deste torneio (desde 1960) conseguiu fazer isso.
E outro recorde. O Palmeiras chegou às quartas de final da Copa Libertadores pela SEXTA temporada consecutiva. Apenas o Boca Juniors conseguiu fazer isso (de 2000 a 2005).
BOCA JUNIORS (Arg) – Nacional (Uru) – 2:2 (pênalti 4-2)
Edinson Cavani fez sua estreia pelo Boca Juniors, jogando 71 minutos em um La Bombonera lotado contra o Nacional URU. O uruguaio poderia ter marcado aos 62 minutos do segundo tempo, mas errou o alvo à queima-roupa.
Se na primeira partida houve um empate em 0 a 0, dessa vez houve muitos gols. Aos 12 minutos, Merentiel fechou o cruzamento do companheiro com a cabeça. Quase imediatamente (16 minutos), Trezza empatou o placar, também fechando a cabeçada do flanco – 1:1. Aos 47 minutos, Advinkula colocou o Boca à frente novamente. Aos 73, Guillermo Fernandez poderia determinar o vencedor, mas acertou o travessão do gol do Nacional. No ataque seguinte, Ichazo defendeu o chute de Barco, mas Ignacio Ramirez foi o primeiro no rebote: 2 a 2.
O herói da disputa de pênaltis após o jogo foi Sergio Romero. O ex-goleiro do Manchester United defendeu o primeiro e o terceiro chutes – de Ignacio Ramirez e Daniel Bocanegra.
Com o placar de 3 a 1, Guillermo Fernandez poderia ter levado o Boca para as quartas de final, mas chutou mais alto. Ghigliotti fez 3 a 2, mas o chute seguinte de Valentin Barco levou os argentinos para a próxima rodada. Lá, o vencedor da dupla do Atl está esperando por ele. Nacional (Col) – Racing Club (Arg).
Ind. del Valle (Ecu) – PEREIRA (Col) – 1:1
Em uma partida de alto nível nesta quarta-feira (9), o Deportivo Pereira garantiu sua classificação para a Copa Libertadores da América ao empatar em 1 a 1 com o Independiente del Valle no jogo de volta das oitavas de final. A partida, realizada no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, foi marcada por uma intensa batalha. Hoyos balançou as redes para o Independiente del Valle, abrindo o placar logo no início (6 min) após uma cobrança de escanteio bem executada.
No entanto, o gol de empate de Larry Angulo para o Deportivo Pereira aos 50 minutos virou a maré. Sua finalização em ângulo de um contra-ataque empatou o placar, selando o caminho para a próxima rodada devido à vantagem de 1 a 0 no jogo de ida.
Aos 83 minutos, Hébert Antonio Moreno Gomez cometeu um toque de mão em sua própria área, mas Michael Hoyos chutou para fora da marca do pênalti. Foi uma grande chance para os equatorianos levarem a partida para a disputa de pênaltis… então a culpa é deles. O Deportivo Pereira enfrentará o Palmeiras nas quartas de final.