Autor: Soorya G
O Colo-Colo, time da primeira divisão chilena, apresentou uma queixa formal à FIFA, entidade que rege o futebol, exigindo uma quantia enorme de R$ 10 milhões do clube brasileiro Fortaleza pela contratação do atacante Lucero. Ex-jogador do Colo Colo que se transferiu para o campeonato brasileiro, a transferência de Lucero gerou uma grande polêmica. O Colo Colo já havia escrito para a FIFA em protesto contra a transferência, que eles alegam não ter base legal, e exigiu que o jogador fosse impedido de entrar em campo pelos próximos quatro meses.
Desde então, a FIFA decidiu a favor do clube chileno, impedindo o jogador de participar de jogos competitivos no futuro próximo. Além disso, a entidade máxima do futebol mundial também proibiu o Fortaleza de fazer transferências por duas janelas, impedindo-o de reforçar seu elenco com contratações para o próximo ano.
A equipe chilena, em seu pedido à FIFA, alegou que a taxa de rescisão contratual não foi paga quando o atleta se mudou para o Fortaleza em janeiro de 2023. Após a decisão da FIFA, o Fortaleza emitiu um comunicado expressando sua surpresa com o veredicto e deixou claro que certamente fará uso da cláusula para apelar das sanções e apresentar seu caso.
“O Fortaleza EC reitera que tratou do jogador Juan Martin Lucero, na condição de agente livre, com a devida comprovação documental. Informa que o recurso cabível a esta decisão, junto à Corte Arbitral do Esporte, já está em processo de elaboração e será apresentado oportunamente“, afirmou o clube.
O Fortaleza assinou com Lucero um contrato de três anos, mantendo-o no clube até o início de 2026. Tanto o clube quanto o jogador afirmam que o clube chileno recebeu uma indenização de R$ 4,8 milhões pela saída do atacante. O time chileno alega que o contrato de Lucero não possuía cláusula de liberação e acusa o Fortaleza de induzir a rescisão antecipada do contrato que venceria em dezembro de 2025.
Lucero teve bastante sucesso no campeonato brasileiro, fazendo 41 jogos pelo Leão do Pici, marcando 16 gols e registrando também seis assistências.