Autor: Serg Atrakhov, Vishwajit Sawant
FORTALEZA (Bra) – Libertad Asuncion (Par) – 1:1
Perdendo por 0 x 1 no Paraguai, o Libertad teve um primeiro tempo muito ativo no Castelão. Já aos 15 minutos, os visitantes empataram o placar agregado, mas o árbitro anulou o gol devido a uma posição de impedimento. Isso não afetou o ânimo da equipe de Assunção. Aos 44 minutos, Hector Villalba deu um passe preciso para Mathias David Espinoza Acosta – 1 x 0. O árbitro Facundo Tello verificou a legitimidade do gol… e as equipes foram para o intervalo com o placar de 1 x 1 no agregado.
Para não levar a questão para a disputa de pênaltis, o Fortaleza começou a pressionar as portas do Silva. Aos 58 minutos, Zé Welison acertou o travessão em um chute de longa distância. Aos 69, Marinho acertou a trave esquerda e, aos 77, também marcou um gol que foi anulado. O desfecho da trama aconteceu aos 88 minutos. Ivan Piris cometeu falta na linha do pênalti e recebeu cartão vermelho direto. Marinho mandou a bola direto para o “nove” 1:1 com um golpe magnífico. O Libertad teve cerca de 12 minutos adicionados pelo árbitro para levar a partida para a disputa de pênaltis. Mas, em vez disso, ficou com nove, quando Nestor Rafael Gimenez Florentin recebeu um vermelho direto. Nas quartas de final, o Fortaleza jogará contra o vencedor da dupla América-MG x Red Bull Bragantino.
Newell’s Old Boys (Arg) – CORINTHIANS (Bra) – 0:0
O Corinthians garantiu sua vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana, apesar do empate sem gols com o Newell’s Old Boys. Perdendo por 1-2 após o primeiro jogo, os argentinos intensificaram o ataque, enquanto o Corinthians confiava nos contra-ataques e na estabilidade defensiva. O jogo mostrou uma escalação reservada para o Corinthians, e o pequeno desconforto do goleiro Cássio e os distúrbios relacionados à torcida levaram a um atraso no segundo tempo. Nas quartas de final, o time enfrentará o Estudiantes.
DEFENSA Y JUSTICIA (Arg) – Emelec (Ecu) – 1:0
Depois de uma vitória fora de casa por 2 a 1 na primeira partida, o Defensa y Justicia venceu novamente o Emelek. Os anfitriões tiveram muitas oportunidades de marcar. Aos 25 minutos, Togni acertou o travessão em uma cobrança de falta e, aos 34 minutos, Cardona marcou em impedimento. No segundo tempo, Nicolas Fernandez acertou a trave novamente após um escanteio. Por fim, aos 62 minutos, David Barbona fez 1 a 0 com as regras. Os equatorianos criaram apenas um momento de perigo: aos 50 minutos, Diego Gonzalo Garcia Cardozo acertou a trave. Defensa y Justicia enfrentará o Botafogo nas quartas de final.