Autor: Monojit Mandal
O Botafogo, um dos clubes de futebol mais importantes do Brasil, informou que seu principal atacante, Tiquinho Soares, se lesionou. De acordo com o clube, Soares sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo durante uma partida recente contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro no domingo, 6 de agosto. Essa lesão exigirá que ele perca os próximos jogos enquanto se recupera, o que levará cerca de cinco semanas.
A saída de Tiquinho Soares certamente será sentida em campo, já que ele é o artilheiro do Botafogo na temporada, com incríveis 20 gols (13 no campeonato, 5 na Copa do Brasil e 2 na Copa Sul-Americana). A lesão ocorreu durante a partida contra o Cruzeiro e, depois de uma investigação minuciosa na segunda-feira, os médicos do clube determinaram que não seria necessária uma intervenção cirúrgica para a recuperação de Soares.
O jogador se transferiu para o Vitória de Guimares em 2016, onde continuou a prosperar. Em sua temporada de estreia, ele marcou 20 gols em 35 jogos, ajudando o clube a terminar em terceiro lugar na Primeira Liga. Ao longo da temporada 2017-18, ele manteve seu alto nível de desempenho, marcando 19 gols em 34 jogos.
Em 2018, Soares se transferiu para o Porto, o que marcou um ponto de virada importante em sua carreira. O atacante foi fundamental para que o Porto conquistasse dois títulos da liga, marcando 25 gols em 58 partidas. Em 2018, ele venceu a Taça de Portugal e a Supertaça Cândido de Oliveira, bem como a Taça de Portugal.
Soares então analisou as perspectivas do futebol na China e acabou assinando com o Tianjin TEDA em 2020. Lá, ele marcou 10 gols em 25 jogos. Em 2021, mudou-se para a Grécia e se juntou ao Olympiacos, acabando por ganhar o título da Super League Greece em 2022.
Soares voltou ao Botafogo após seu retorno ao Brasil em agosto de 2022, reiniciando sua carreira nacional. Durante a atual temporada 2022-23, ele marcou seis gols em 14 jogos pelo clube.
A habilidade futebolística de Soares é bem documentada, como se pode ver por sua constituição física imponente, potência e talento excepcional para finalizar. Ele se destaca em situações aéreas e em jogadas de bola parada e demonstra versatilidade como jogador que pode atuar como atacante central ou pelas laterais. Ele fez 11 jogos pela seleção nacional e marcou dois gols como membro da equipe brasileira que venceu a Copa América em 2019.