Autor: Monojit Mandal
O Santos Futebol Clube fez uma declaração inesperada no domingo (6), despedindo-se do técnico Paulo Turra e de seus assistentes Adir Kirst, Felipe Endres e Léo Monteiro, em um esforço para melhorar o desempenho da equipe. A passagem de Turra pelo Santos foi surpreendentemente breve, durando cerca de um mês e meio. Ele foi contratado no final de junho para substituir Odair Hellmann, mas seu desempenho em campo ficou aquém das expectativas.
Turra teve a difícil missão de mudar a sorte do Santos durante seu breve período à frente do time. Em sua passagem de sete jogos, o time conseguiu uma vitória, três empates e três derrotas. O último jogo de Turra como técnico terminou com um empate em 1 a 1 contra o Athletico-PR, no sábado, na Vila Belmiro.
Infelizmente para o Santos, seu desempenho ruim no Campeonato Brasileiro o deixou em uma perigosa 16ª posição, com o rebaixamento se tornando uma possibilidade terrível. Para salvar a temporada, a administração do clube concluiu que era necessária uma mudança na liderança.
Antes de se juntar ao Santos, Paulo Turra foi o técnico do Athletico-PR, onde levou a equipe à conquista do título paranaense no início da temporada. Seu histórico como jogador e treinador foi elogiado e recebeu o carinho da comunidade do futebol.
Turra, que nasceu em 14 de novembro de 1973, em Tuparendi, Rio Grande do Sul, teve uma carreira de sucesso como zagueiro em clubes como Cianorte, Cascavel, Caxias e Guarani. Ele também teve a honra de representar a equipe sub-20 do Brasil.
Turra começou a treinar em 2009 como assistente técnico do Cianorte antes de passar por trabalhos semelhantes no Cascavel, Caxias e Guarani. Suas habilidades de treinador começaram a se destacar em 2016, quando assumiu o cargo de treinador principal do Cianorte e levou o time a vencer o Campeonato Paranaense em 2017.
Turra foi considerado um dos técnicos mais promissores do Brasil devido ao seu estilo de jogo dinâmico e ofensivo, bem como à sua capacidade de desenvolver novos talentos. Suas habilidades também foram reconhecidas quando trabalhou como assistente técnico em clubes de prestígio como Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e Athletico Paranaense.
Percebendo que a equipe não poderia ficar sem técnico no auge da temporada, o Santos imediatamente encontrou um substituto para Paulo Turra. O uruguaio Diego Aguirre tornou-se o novo técnico do Santos. Ele assinou um contrato até dezembro de 2023. O especialista de 57 anos é técnico desde 2002. Inclusive, ele já dirigiu três equipes brasileiras: Internacional em 2015 e 2021, Atlético Mineiro em 2016, São Paulo em 2018. Seu último local de trabalho é o Olímpico do Paraguai (Assunção).