Autor: Amrit Santlani
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o local do primeiro jogo da seleção masculina nas eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2026, contra a Bolívia.
A próxima edição da Copa do Mundo da FIFA será co-organizada pelos Estados Unidos, Canadá e México, e o Brasil iniciará sua campanha nas eliminatórias contra a Bolívia no dia 8 de setembro. A partida tão esperada será realizada no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), em Belém.
A última vez que a Seleção havia jogado na capital do Pará foi em setembro de 2011, quando recebeu a arquirrival Argentina para o Superclássico das Américas, em um jogo que venceu por 2 a 0.
Após a conclusão das obras de reforma, a arena do Mangueirão passou por mudanças significativas, com capacidade para 50.000 pessoas, gramado de acordo com as especificações da FIFA e um novo sistema de segurança.
E não é só isso: novas rampas de acesso para os torcedores, além de outros acréscimos à infraestrutura, como bares, restaurantes, centros médicos e um enorme estacionamento para 9.000 veículos, ajudarão a elevar a experiência dos torcedores a um novo patamar.
Recentemente, uma delegação de autoridades da Conmebol inspecionou o local e deu sua aprovação ao estádio Mangueirão.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em sua declaração, confirmou que a decisão foi tomada levando em conta os melhores interesses da seleção brasileira.
“Ao longo dessa rodada, buscaremos questões que consideramos prioritárias, como o deslocamento dos jogadores, o desgaste da equipe, a diminuição das distâncias entre os locais dos jogos, infraestrutura que traga conforto e segurança para toda a delegação“, completou.
Na edição anterior da Copa do Mundo da FIFA 2022 no Qatar, o Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Croácia nos pênaltis. Posteriormente, o técnico Tite pediu demissão do cargo e, após uma longa espera, Carlo Ancelotti concordou em assumir o cargo de próximo técnico do Brasil em 2024. Até que o italiano assuma o comando, Fernando Diniz foi contratado pela CBF em um contrato de 12 meses.