Autor: Monojit Mandal
O Botafogo, time de basquete do Rio de Janeiro, decidiu formalmente retornar à liga do Novo Basquete Brasil (NBB) para a temporada 2023/24. Esse desenvolvimento notável segue um intervalo de três anos do principal evento nacional do esporte. A notícia foi coberta pelo “Canal do TF” e pelo “O Dia”.
Durante uma reunião importante com a diretoria da Liga Nacional de Basquete (LNB) na segunda-feira, o Glorioso, como o Botafogo é popularmente chamado, conseguiu passar com sucesso pelo processo de coleta de todos os documentos necessários e garantias financeiras. Isso lhes permite competir na renomada liga.
O Botafogo disputou o NBB pela última vez na temporada 2019/2020, quando terminou em nono lugar. Infelizmente, o torneio foi interrompido devido ao advento da epidemia de Covid-19, o que causou sua suspensão.
Em 2019, a equipe fez história no basquete ao vencer a Liga Sul-Americana de Basquete sob a direção do técnico Léo Figueiró, que atualmente comanda o Vasco. Em seguida, o Glorioso disputou o Campeonato Brasileiro, que é comparável ao segundo nível da liga, nas temporadas 2020/21 e 2021/22.
O Botafogo Basquete, time profissional de basquete masculino do Botafogo de Futebol e Regatas, tem uma longa história. Desde sua fundação em 1933, o clube conquistou cinco Campeonatos Estaduais do Rio de Janeiro (1939, 1942, 1960, 1961 e 1962), um campeonato da Taça Brasil (1967) e um troféu da Liga Sul-Americana em 2019.
A equipe também produziu alguns dos melhores jogadores de basquete do Brasil, deixando uma marca inabalável no esporte. Martha, uma figura lendária no basquete feminino brasileiro com quatro medalhas olímpicas, Marcelinho Machado, um habilidoso armador com 15 temporadas na NBA, Marcelinho Huertas, outro talentoso armador com nove temporadas na NBA, e Bruno Caboclo, um ágil pivô com três temporadas na NBA, estão todos associados ao Botafogo Basquete.
O Botafogo Basquete tem uma torcida grande e dedicada, o que o torna um dos times de basquete mais populares do Brasil. Enquanto a equipe faz seu tão esperado retorno ao NBB, sua arena, o Ginásio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, provavelmente será palco de jogos emocionantes e lembranças memoráveis.