Autor: Soorya G
O atacante do Grêmio, Luis Suárez, em meio a especulações de uma possível saída, e depois confirmando sua permanência até o final do ano, juntou-se ao diretor de futebol do clube, Antônio Brum, para uma coletiva de imprensa no sábado. Diante da imprensa, o uruguaio revelou seu motivo para não representar o clube brasileiro em 2024, apesar de seu contrato se estender até o final do próximo ano.
Suárez expressou abertamente que, devido a uma doença crônica no joelho e ao rigoroso calendário do futebol brasileiro, ele não poderia atuar no nível que os torcedores de todo o mundo esperam do uruguaio regularmente.
“Eu acreditava que tinha força física para aguentar mais dois anos, como comuniquei ao clube. No entanto, tive que ser verdadeiro e transparente ao admitir que, no ano que vem, não terei condições de atuar da melhor maneira possível, dados os desafios do futebol brasileiro. A decisão foi tomada por meio de conversas com o clube“, afirmou o atacante.
Com relação à possibilidade de se aposentar, Suárez confessou que continua incerto sobre seu futuro no futebol após sua saída do Grêmio. Além disso, o clube havia sugerido uma pausa de um mês para que Suárez se submetesse a um tratamento no joelho, mas o jogador rejeitou a proposta. Há cerca de um mês, vários meios de comunicação brasileiros começaram a especular que o anúncio da aposentadoria de Suárez era iminente, depois que altos funcionários do Grêmio revelaram que o problema no joelho do atacante era mais sério do que o esperado. No entanto, Suárez voltou à ação depois de um jogo de folga e tem estado em boa forma.
Há rumores de que Suárez está planejando uma mudança para se juntar aos ex-companheiros de equipe do Barcelona Lionel Messi, Sergio Busquets e Jordi Alba no Inter Miami. As negociações poderiam ter sido iniciadas nesta temporada, mas o Grêmio não se manifestou firmemente sobre o pagamento da cláusula de liberação para permitir a saída do uruguaio. O coproprietário do Inter Miami, Jorge Mas, declarou anteriormente que estava interessado em levar o lendário centroavante para os EUA e que tentará fazê-lo depois que Suárez rescindir seu contrato com o Grêmio. Se o atacante decidir prolongar sua carreira, sua próxima mudança poderia muito bem ser para a MLS em uma grande reunião.