Autor: Chandra Moulee Das
Peso leve – Dustin Poirier (EUA) – Justin Gaethje (EUA)
Gaethje Knocks Poirier Out#ufc #PoirierGaethje pic.twitter.com/k5FhlBtadw
— RealMaskedMan (@InstaStr8) July 30, 2023
O UFC mais uma vez apresentou um evento espetacular de Pay-Per-View na noite de sábado, desta vez em Salt Lake City para o UFC 291. O evento superou todas as expectativas com sua promessa de ação e violência intensas. No evento principal, Justin Gaethje garantiu o título cerimonial da BMF com um nocaute estrondoso na cabeça de Dustin Poirier, proporcionando uma conclusão emocionante para uma noite extraordinária de lutas.
Das 11 lutas do card, apenas duas foram para os cartões de pontuação dos juízes, destacando a determinação dos lutadores em finalizar seus oponentes de forma decisiva. A vitória de Gaethje foi particularmente especial, pois vingou sua derrota anterior para Poirier em um confronto violento há cinco anos. Com essa vitória impressionante, Gaethje solidificou sua posição para disputar mais uma vez o título dos leves, preparando o terreno para um possível desafio futuro contra o vencedor da próxima luta entre Islam Makhachev e Charles Oliveira, marcada para outubro.
Luta meio-pesado – Jan Błachowicz (Polônia) x Alex Pereira (Brasil)
Alex is held up against the cage for about 20 more seconds
Alex breaks the body clinch
Jan Błachowicz is tired.
Pereira landed some nice knees
Against the cage Alex goes off he lands some big strikes
Alex Wins Round 2 19-19 pic.twitter.com/WuUdFah7dS
— • 𝒮𝓀𝓎𝓁𝑜(83 DAYS UNTIL CHARLES FINISHES ISLAM) (@YT_SKYLO1) July 30, 2023
No evento co-principal da noite, Alex Pereira estreou com sucesso na divisão dos meio-pesados, mas não sem alguma controvérsia. Ele obteve uma vitória por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28) contra Jan Blachowicz, posicionando-se como candidato ao título vago na categoria de 205 libras.
Jan Błachowicz stays on the back of Pereira
Pereira still defending the submission
Jan is fully on the back of Pereira still threatening the sub
Jan did a great job controlling Alex Pereira, held up great on the ground
Jan still in control. pic.twitter.com/Pf4Gp34h7H
— • 𝒮𝓀𝓎𝓁𝑜(83 DAYS UNTIL CHARLES FINISHES ISLAM) (@YT_SKYLO1) July 30, 2023
Depois de suportar o controle dominante de Blachowicz (ex-campeão dos pesos leves) no chão durante todo o primeiro round, Pereira obteve sucesso no segundo round, quando o veterano polonês tentou uma queda no centro do cage. Mostrando sua agilidade, Pereira voltou rapidamente a ficar de pé e acertou uma série de chutes potentes em seu oponente.
ALEX PEREIRA DEFEATS JAN BLACHOWICZ BY SPLIT DECISION 👀#UFC291 LIVE on ESPN+ PPV pic.twitter.com/fJcxD3zoKg
— ESPN (@espn) July 30, 2023
Apesar de Blachowicz ter tido alguns momentos dignos de nota no terceiro round, Pereira parecia ser o lutador mais enérgico e preciso, evidentemente fazendo o suficiente para garantir a vitória.