Autor: Chandra Moulee Das
Combate de peso meio-médio – Stephen Thompson (EUA) x Michel Pereira (Brasil)
A luta entre Stephen Thompson e Michel Pereira, pelo peso meio-médio, foi retirada do card do UFC 291. Durante a pesagem inicial, Pereira não conseguiu atingir o limite do peso meio-médio em três libras, chegando à balança com 174 libras. Por outro lado, seu oponente “Wonderboy” conseguiu atingir o peso exigido, chegando a 170,5 libras. O motivo exato do cancelamento da luta ainda não está claro, pois não se sabe se houve falha no acordo entre os lutadores, intervenção médica ou da comissão.
Combate de pesos pesados – Derrick Lewis (EUA) x Marcos Rogério de Lima (Brasil)
OMG DERRICK LEWIS!!!! KO IN 30 SECONDS!!!!😱#UFC291 pic.twitter.com/ddaWZ922zr
— Jmag (@jmagings) July 30, 2023
Lewis, que detém o recorde de maior número de nocautes na história do UFC, encerrou uma série de três derrotas com uma notável finalização de 32 segundos contra Marcos Rogério de Lima. Essa vitória impressionante, sem dúvida, será destaque no rolo de destaque da carreira do “The Black Beast”. A vitória por nocaute técnico no primeiro round no UFC 291 em Salt Lake City marcou a última luta do atual contrato de Lewis com o UFC e deve garantir a segurança do emprego do lutador de 38 anos.
Combate de peso médio – Roman Kopylov (Rússia) x Claudio Ribeiro (Brasil)
O nocaute do russo Roman Kopylov sobre o brasileiro Claudio Ribeiro no UFC 291. pic.twitter.com/zaJr8oIJP6
— MMA Melotto (@MMAmelotto) July 30, 2023
Em uma impressionante demonstração de habilidade nos golpes, Roman Kopylov parou o poderoso socador brasileiro Claudio Ribeiro com um nocaute espetacular no segundo round, com um chute na cabeça. O brasileiro, que estava preocupado com os chutes no corpo desde o primeiro round, tentou defender suas costelas, deixando sua cabeça vulnerável ao golpe esmagador. Ribeiro não teve chance e caiu na lona, e Kopylov capitalizou com um último soco.
Luta de peso meio-médio – Trevin Giles (EUA) x Gabriel Bonfim (Brasil)
Gabriel Bonfim IS A PROBLEM
He subbed Trevin Giles in the very first round and of course in the first minute of the fight
Gabriel Bonfim DEF Trevin Giles via SUB R1, 1:13
This man is a problem! pic.twitter.com/B8gVRbkwoN
— • 𝒮𝓀𝓎𝓁𝑜(83 DAYS UNTIL CHARLES FINISHES ISLAM) (@YT_SKYLO1) July 30, 2023
Gabriel Bonfim, o prospecto brasileiro, continuou sua corrida dominante, mantendo uma taxa de finalização perfeita em sua carreira. Durante a preliminar do UFC 291, ele rapidamente eliminou Trevin Giles. Com um recorde impecável de 15-0, Bonfim precisou de apenas uma queda e capitalizou em uma tentativa malfadada de Giles, garantindo um estrangulamento guilhotina desagradável no início do primeiro round. Giles não teve escolha a não ser finalizar, com a luta terminando em apenas 1:13 do primeiro round.
Cartão preliminar antecipado
Combate de pesos-moscas – Cj Vergara (EUA) x Vinicius Salvador (Brasil)
Vinicius Salvador deu uma reviravolta nos trabalhos ao perder o peso na pesagem oficial de sexta-feira para sua luta contra C.J. Vergara. Mesmo assim, a luta prosseguiu, com Salvador perdendo uma parte de sua bolsa para seu oponente.
Ambos os lutadores foram cautelosos nos estágios iniciais – Salvador acertou alguns chutes baixos e Vergara respondeu com alguns socos. Durante toda a luta, o desempenho de Salvador foi marcado por exibicionismo em vez de ofensas sérias. Nos rounds dois e três, Vergara levou a melhor nas trocas de golpes, garantindo a vitória por decisão unânime depois de perder o primeiro round por pouco.
Luta feminina no peso mosca – Miranda Maverick (EUA) x Priscila Cachoeira (Brasil)
Miranda Maverick is BACK! 🔥 Watch her nail a stunning armbar submission against Priscila Cachoeira at #UFC291! 🥋🤩 #WMMA #UFC pic.twitter.com/4M5S3xbjoq
— Women’s MMA Rankings (@WMMARankings) July 29, 2023
Inicialmente, a escocesa Joanne Wood deveria lutar contra Cachoeira, mas Miranda Maverick entrou na luta em seu lugar. Ela fez questão de finalizar Priscila Cachoeira antes do último round. Em uma luta que ela aceitou com relativamente pouco tempo de antecedência, Maverick conseguiu um desagradável armlock no terceiro round contra Cachoeira, encerrando uma performance dominante.
Depois de usar suas habilidades de grappling para controlar os dois primeiros rounds, Maverick continuou a dominar no terceiro, eventualmente fazendo a transição para um armlock. Apesar dos esforços de Cachoeira para resistir, ela foi forçada a finalizar aos 2:11 do terceiro round.