Autor: Amrit Santlani
A Juventus tem enfrentado muitos problemas financeiros ultimamente. O clube de Turim tem passado por muitas turbulências e, para piorar a situação, a Velha Senhora foi impedida de participar da Liga da Conferência Europa na próxima temporada, além de ter recebido uma multa pesada da UEFA.
A equipe de Massimiliano Allegri foi considerada culpada de desrespeitar as regras de fair play financeiro da UEFA e, portanto, recebeu uma multa de £ 17,14 milhões.
Além disso, o Chelsea também foi punido por violar as regras do FFP, mas recebeu uma multa de apenas £ 8,57 milhões. De acordo com o órgão regulador do futebol europeu, o clube sediado em Londres foi penalizado devido a relatórios financeiros “incompletos” entre 2012 e 2019, sob a propriedade de Roman Abramovich.
Embora o Chelsea tenha concordado em pagar a multa imposta pela UEFA, a Juventus tem um porém: o clube italiano só precisa pagar metade da multa e ficará isento do pagamento do restante, desde que suas finanças estejam em conformidade com as regras da FFP nas próximas três temporadas.
De acordo com uma declaração do Chelsea e da UEFA, o próprio clube entrou em contato com a UEFA para relatar as irregularidades nas finanças logo após Todd Boehly assumir o comando do clube em maio de 2022. Sob a atual administração, o Chelsea gastou cerca de 600 milhões de libras em 19 novos jogadores, mas as violações do FFP datam da era Abramovich e, portanto, o clube disse que concordou com um “acordo” com a UEFA.
“De acordo com os princípios fundamentais do grupo de proprietários do clube de total conformidade e transparência com seus órgãos reguladores, somos gratos por este caso ter sido concluído com a divulgação proativa de informações à Uefa e um acordo que resolve totalmente as questões relatadas“, diz a declaração do Chelsea.
Depois que a Juve foi impedida de participar da Liga Europa da UEFA, a Fiorentina pode se beneficiar da decisão, já que pode conseguir uma vaga no torneio continental de terceira divisão, dependendo da aprovação da Federação Italiana de Futebol (FIGC).
A última punição é mais um golpe para a Velha Senhora, que já havia sido multada em 718.000 euros (£620.000) por um acordo com as autoridades do futebol italiano relacionado a uma questão sobre o pagamento dos salários dos jogadores.
Após uma audiência sobre as transferências anteriores do clube, a Juventus também foi penalizada em 10 pontos na Série A. Inicialmente, a penalidade era de 15 pontos, mas foi reduzida depois que o mais alto tribunal esportivo da Itália interveio e ordenou que o caso fosse reexaminado. Se não fossem as sanções, a equipe de Max Allegri teria terminado em quarto lugar e se classificado para a Liga dos Campeões, mas como terminou em sétimo, terá de se contentar com uma temporada sem competições continentais.
O presidente do clube, Gianluca Ferrero, confirmou que havia aceitado as punições e que não entraria com recurso contra a decisão da UEFA.
“A apresentação de um recurso, possivelmente para outros níveis de julgamento, com resultados e prazos incertos, aumentaria a incerteza com relação à nossa eventual participação na Uefa Champions League de 2024/25“, diz o comunicado da Juve.
Pela primeira vez desde 2011-12, o clube italiano não jogará na Europa. No entanto, alguns torcedores da Juve podem estar esperançosos para a próxima temporada, já que na última vez em que não participou de competições continentais, a equipe venceu a Serie A, o primeiro de seus nove títulos consecutivos.
O Chelsea também não conseguiu uma vaga na Europa, tendo terminado em 12º lugar na Premier League na última temporada, ter trocado três técnicos em um ano, para depois nomear Mauricio Pochettino.