Autor: Soorya G
O São Paulo FC está de olho em uma contratação de peso, entrando em negociações para trazer o experiente ex-meio-campista do Real Madrid James Rodríguez. O veterano colombiano, conhecido por seu talento e criatividade em campo, é atualmente um agente livre depois de se desligar do Olympiacos, da Grécia, onde atuou na última temporada.
Hames tornou-se um agente livre em abril. O presidente do São Paulo teve a opção de contratar o meio-campista naquela época, mas não se apressou. Durante esses meses, o jogador poderia estar em outros clubes brasileiros, como o Atlético-MG ou o Vasco. Mas James deve ser a segunda contratação do São Paulo nesta janela de transferências (após a recente contratação de Alexandro Pato). Recentemente, o colombiano, que completou 32 anos em 12 de julho, postou em uma das redes sociais uma foto em que aparece voando em um avião, dando a entender que está a caminho do Brasil.
Provavelmente ele jogará sob o número 19. Para que ele possa participar do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, em 16 de agosto, o clube precisa ter tempo para declará-lo antes do dia 8. Lembre-se de que o São Paulo perdeu para o Corinthians por 2 a 1, graças a dois gols de Renato Augutso no segundo tempo, fora de casa, na Arena Corinthians. Um gol contra de Cássio Ramos manteve o São Paulo na briga, já que o time corre atrás do empate no jogo de volta.
James Rodríguez chamou a atenção do mundo pela primeira vez durante a fascinante Copa do Mundo da FIFA 2014, realizada no Brasil. O habilidoso meia mostrou seu brilhantismo, terminando como artilheiro do torneio com uma impressionante marca de seis gols. Com sua arte em campo, ele conquistou um merecido lugar na lista dos melhores jogadores, e seu gol impressionante contra o Uruguai lhe rendeu o prêmio de gol da Copa do Mundo. O mesmo gol deu a Rodrigues o cobiçado prêmio Puskas, em 2014.
Depois de suas atuações impressionantes na Copa do Mundo, James se transferiu do Mônaco para o ilustre Real Madrid. Durante seu tempo lá, ele conquistou vários títulos importantes, aumentando sua lista cada vez maior de elogios. No entanto, embora James tenha brilhado na seleção colombiana e no Porto antes de se mudar para a capital espanhola, ele enfrentou desafios para repetir o mesmo nível de brilhantismo no Real Madrid.
Nos últimos anos, o talentoso meio-campista também enfrentou problemas com lesões, o que limitou seu tempo de jogo em vários clubes. Durante sua passagem pelo Everton, da Inglaterra, o ex-técnico Rafa Benítez reconheceu o imenso talento de James, mas expressou preocupação com sua disponibilidade, já que as lesões o afastaram de um número considerável de partidas.
Durante sua carreira, James jogou por: Envigado colombiano (2006-2008), Banfield argentino (2008-2010), Porto português (2010-2013), Mônaco francês (2013-2014), Real Madrid espanhol (2014-2020), esteve emprestado ao Bayern de Munique (2017-2019), depois se transferiu para o Everton inglês (2020-2021), Air Rayyan do Catar (2021-2022) e Olympiakos grego (2022-abril de 2023).
Ele é campeão da Argentina, Portugal, Espanha, Alemanha e vencedor da Liga Europa da UEFA: 2010/11 e da Liga dos Campeões da UEFA: 2015/16, 2016/17. Com a equipe nacional, ele se tornou o medalhista de bronze da America’s Cup: 2016.