Autor: Amrit Santlani
O Flamengo venceu o Grêmio por 2 a 0, com os comandados de Jorge Sampaoli, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.
A partida foi disputada na Arena do Grêmio e os donos da casa perderam chances fáceis no início do jogo, antes de serem punidos por sua falta de brilho nas finalizações na quinta-feira, 27 de julho. Deve-se notar que o Flamengo acertou 7 chutes a gol, e o Grêmio só conseguiu acertar o alvo uma vez. Ao mesmo tempo, os donos da casa tiveram a posse de bola em apenas 35% do tempo de jogo.
Com apenas quatro minutos de jogo, Luis Suárez deixou claras as intenções de sua equipe, pois o uruguaio aproveitou um passe errado de seus adversários e deu um chute audacioso de 60 jardas em direção ao gol do Flamengo.
Dez minutos depois, Cunha novamente deu um passe errado e, para compensar seu erro, fez uma defesa à queima-roupa para manter o 0 a 0, quando o chute de Suárez passou por cima do travessão.
Fabrício Bruno testou Gabriel Grando com um belo chute de voleio, mas o goleiro do Grêmio fez a defesa.
Pouco depois da metade do primeiro tempo, o Grêmio foi punido por sua negligência, quando Gabriel Barbosa abriu o placar com um tapinha dentro da área. O atacante concluiu uma brilhante jogada de equipe, com Bruno Henrique dando a assistência.
O ex-atacante da Inter de Milão teve uma chance gloriosa de fazer 2 a 0 quando o Flamengo sofreu um pênalti, mas Grando fez uma defesa inteligente para manter sua equipe viva na disputa.
Após o reinício do jogo, a tarefa do time da casa se tornou ainda mais difícil, já que ficou reduzido a dez homens, Walter Kannemann recebeu o segundo amarelo por uma falta de jeito e os torcedores do Grêmio ficaram furiosos.
Aos 8 minutos do segundo tempo, o Flamengo fez valer sua vantagem e marcou o segundo gol. O último toque foi de Bruno Alves e, por isso, foi considerado gol contra.
O placar final poderia ter sido ainda mais equilibrado, no entanto, nem Henrique nem o substituto Pedro tiveram a conduta necessária para acertar o alvo, apesar de mostrarem excelentes habilidades individuais para correr em direção ao gol do Grêmio.