Autor: Soorya G
Joe Lewis, proprietário do Tottenham Hotspur, time da Premier League, foi acusado de envolvimento em um grande esquema de negociação com informações privilegiadas nos Estados Unidos da América. O empresário supostamente fez uso de sua presença em conselhos de administração de empresas proeminentes para dar dicas a seus contatos pessoais para ganhar grandes somas de dinheiro no mercado de ações.
O advogado de defesa, David Zornow, argumentou que as acusações impostas a seu cliente foram um “erro flagrante de julgamento” e acrescentou que o caso seria combatido com unhas e dentes. Talvez como uma espécie de indicador de inocência, Zornow disse que seu cliente fez a viagem das Bahamas para os EUA para combater o que ele chamou de acusações mal concebidas.
As acusações feitas contra Lewis fazem menção a 16 acusações de fraude em títulos, todas ocorridas no período entre 2013 e 2021. Além disso, alegações de três acusações de conspiração para cometer fraude também foram feitas contra o homem de 86 anos. Diz-se que o modus operandi dos supostos crimes é o acesso de Lewis a informações de alto nível em algumas das maiores empresas listadas, que ele costumava divulgar a seus associados próximos, incluindo parceiros românticos, amigos e assistentes. As conexões que receberam informações privilegiadas são acusadas de usá-las para gerar lucros substanciais no mercado de ações.
Williams ressaltou que os conhecidos de Lewis descreviam seus investimentos como “certos” devido às suas supostas informações privilegiadas. A acusação citou um piloto que enviou uma mensagem de texto a um amigo sobre pedir dinheiro emprestado a Lewis, sugerindo que o “chefe tem informações privilegiadas” para tais investimentos.
Notavelmente, as acusações não afetam diretamente o Tottenham Hotspur, já que o clube declarou que Lewis “não era mais uma pessoa com controle significativo no clube” em uma declaração à Companies House em outubro passado.
As acusações atraíram um foco significativo sobre esse assunto, e o advogado de Joe Lewis, David Zornow, contestará as alegações em nome de seu cliente. À medida que esse caso proeminente progride, o mundo esportivo observará cuidadosamente seus avanços, embora, no momento, pareça não ter repercussões diretas no Tottenham Hotspur ou em suas operações.