Autor: Barkha Roy
Em um desenvolvimento significativo na janela de transferências de verão, o FC Barcelona e a Juventus teriam fechado um acordo para o meio-campista marfinense Franck Kessie. De acordo com fontes confiáveis, La Gazzetta dello Sport e SPORT confirmaram que os dois clubes chegaram a um acordo de princípio para facilitar a transferência.
A possível transferência já estava no radar há algum tempo, com a Juventus expressando interesse no meio-campista de 26 anos. Inicialmente planejado para ser discutido durante uma reunião de pré-temporada nos Estados Unidos, o encontro entre os dois gigantes teve de ser cancelado devido a um surto de vírus entre o elenco do FC Barcelona, causando decepção para os torcedores que já haviam comprado ingressos para o evento no Levi’s Stadium, em Santa Clara, Califórnia.
O cancelamento do amistoso, que poderia ter proporcionado à Juventus uma visão de perto de Kessie, não impediu os clubes de prosseguir com a transferência. De acordo com La Gazzetta dello Sport, o acordo envolve um empréstimo inicial de Kessie à Juventus, seguido de uma taxa de compra obrigatória que varia de 10 a 15 milhões de euros (11 a 16,6 milhões de dólares).
O acordo agora depende da capacidade da Juventus de garantir termos pessoais com o meio-campista, que inicialmente estava relutante em retornar à Itália devido ao seu histórico com o rival da Juventus, o Milan. Kessie preferia ficar na Catalunha ou considerar a possibilidade de se transferir para a Premier League ou para a Arábia Saudita.
No entanto, os acontecimentos recentes suavizaram a postura de Kessie, e ele parece mais aberto a um retorno à Série A. Essa transferência convém a todas as partes envolvidas, especialmente ao FC Barcelona, que está sem dinheiro, pois permite que eles retirem o salário anual de € 6 milhões (US$ 6,6 milhões) de Kessie de sua folha de pagamento enquanto navegam pelos limites do Fair Play Financeiro e registram novos jogadores. Além disso, o acordo representa uma oportunidade para o Barcelona receber uma taxa por um jogador que adquiriu gratuitamente em 2022, aliviando ainda mais sua situação financeira.
Por outro lado, Kessie se juntará à Juventus, um clube que demonstrou grande interesse nele e onde se espera que ele tenha mais tempo de jogo em um dos maiores clubes de futebol da Europa. Com nomes como Ilkay Gundogan, Pedri, Oriol Romeu, Gavi e Frenkie de Jong como alternativas no meio-campo, o técnico do FC Barcelona, Xavi Hernandez, já havia explicado a Kessie que ganhar minutos na temporada 2023/2024 seria um desafio.
A transferência representa uma situação vantajosa tanto para o FC Barcelona quanto para Franck Kessie. Enquanto o Barcelona pode se beneficiar financeiramente e abrir espaço em sua equipe, Kessie tem a oportunidade de desempenhar um papel de destaque no meio-campo da Juventus. Os clubes agora finalizarão os termos para concluir a transferência, marcando um importante movimento de transferência para a próxima temporada.