Autor: Serg Atrakhov, Vishwajit Sawant
Goiás vence o Cruzeiro por 1 a 0 e escapa do rebaixamento
Em uma partida emocionante na Arena Independência, em Belo Horizonte, o Cruzeiro deu muitos chutes (14) no gol dos visitantes, mas só acertou o alvo uma vez em 90 minutos. O Goiás chutou menos vezes (6 vezes), mas a bola voou no gol duas vezes. Em um desses casos, o chute se transformou em uma assistência. Aos 28 minutos, Sander deu um passe na área para João Magno. Apesar do árbitro Caio Max Augusto Vieira ter assistido ao episódio por um longo tempo pelo sistema VAR, no final, ele contou o gol. O primeiro tempo foi tenso e marcado por frequentes faltas, o que prejudicou o poder ofensivo das duas equipes. A falta de criatividade do Cruzeiro o deixou na 11ª posição, enquanto o Goiás conseguiu sair da zona de rebaixamento, subindo para a 17ª.
Empate sem gols com Internacional e RB Bragantino na luta por pontos
Um jogo muito disputado entre Internacional e RB Bragantino resultou em um empate em 0 a 0 durante a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. A partida marcou o retorno do técnico Eduardo Coudet ao Internacional, mas nenhum dos times conseguiu marcar o gol, apesar de várias oportunidades. O goleiro Cleiton, do Bragantino, mostrou ser uma presença formidável no gol, negando as tentativas de Alan Patrick e Enner Valencia, do Inter. Aos 16 minutos, o gol de Alan Patrick contra os donos da casa foi anulado por impedimento. Aos 83 minutos, o árbitro não deu um pênalti após a queda de Enner Valencia na área. Ambas as equipes lutaram muito por um avanço, com Léo Ortiz, do Bragantino, chegando mais perto, acertando a trave no final do jogo. Com esse resultado, o Bragantino ocupa o 7º lugar com 25 pontos, enquanto o Internacional está em 10º lugar com 23 pontos.
Santos e Botafogo empatam em 2 a 2 em jogo emocionante e cheio de ação
O líder do campeonato, Botafogo, perdeu inesperadamente dois pontos na Vila Belmiro. No entanto, pode-se dizer o contrário; conseguiu marcar um ponto. De fato, aos 82 minutos do segundo tempo, o time do Rio estava perdendo por 2 a 0, mas conseguiu arrancar um empate marcando dois gols. O Botafogo pode ser elogiado por seu caráter, mas quem o impediu de jogar com tanta dedicação durante toda a partida…?
O gol duplo do Santos foi marcado por Marcos Leonardo. Aos 24 minutos, ele fechou o passe de Jean Lucas e, aos 82 minutos, completou o ataque após passe de Lucas Lima. Só depois disso o Glorioso “lembrou” que estava liderando com confiança a classificação, e não o adversário. Observe que, aos 62 minutos, a preocupante lesão de João Paulo o forçou a sair de campo, com Vladimir em seu lugar, sofrendo os dois gols do Santos. Aos 84, Tikinho e Soares aproveitaram o passe de Janderson e, aos 88, Adryelson fechou o saque em um escanteio: 2 x 2. Aos 90+10 minutos, após cobrança de falta, Philipe Sampaio poderia até trazer a vitória para o Botafogo, mas não seria totalmente merecida, dada a forma como todo o jogo estava transcorrendo.
Vasco sofre a quinta derrota consecutiva em casa, e o Athletico-PR sai vitorioso com uma vitória por 2 a 0
Para o Vasco, esse foi o terceiro jogo em casa em um estádio vazio. Lembre-se de que, após os tumultos ocorridos em 22 de junho em São Januário, durante a partida da 11ª rodada contra o Goiás, o Vasco foi suspenso por quatro jogos sem espectadores. Vale ressaltar que o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) comutou a pena. Na partida da 18ª rodada contra o Grêmio (6 de agosto), o clube carioca poderá jogar com a presença de: crianças menores de 12 anos, mulheres não associadas a torcidas organizadas e pessoas com deficiência. Mas, em função da decisão do Tribunal de Alçada Geral que entrou em vigor, ela não será realizada em São Januário, mas em outro estádio.
Até os 71 minutos do segundo tempo, o jogo estava empatado. As equipes trocaram golpes, mas aos 71 minutos Vitor Roque encontrou um passe de Christian, que abriu o placar em 1 x 0. E nove minutos depois, Vitor Bueno superou com facilidade Leo Jardim na cobrança de pênalti, chutando no canto inferior esquerdo: 2 x 0. O Vasco tentou marcar pelo menos um “gol de prestígio”, mas não conseguiu. Aos 96 minutos do segundo tempo, Zé Ivaldo recebeu o vermelho, deixando o Atlético em minoria, mas para os anfitriões isso foi pouco consolo. O Atlético-PR subiu para o quinto lugar, enquanto o Vasco continua em último, na vigésima posição.