Autor: Amrit Santlani
Brasil – Panamá – 4:0 (Ary Borges 19, 39, 70, Bia Zaneratto 48)
Estatísticas de chutes: 34 (11 no alvo) – 7 (2)
O Brasil deu início à Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023 com uma vitória imponente por 4 a 0 sobre o Panamá. Para Ary Borges, esta é a Copa do Mundo de estreia e, na primeira partida, ela marcou três gols, dando uma assistência para Beatriz Zaneratto. O Panamá não é o adversário mais formidável, mas é sempre bom começar com uma grande vitória. Como a França não conseguiu vencer a Jamaica por 0 a 0 na outra partida do Grupo F, o Brasil liderou o quarteto na primeira rodada.
A Seleção sempre foi um osso duro de roer para o Panamá, e os pesos pesados precisaram de apenas 19 minutos para abrir o placar. Ary Borges estava no lugar certo, na hora certa, e mandou um chute na trave depois de ser encontrado por Debinha.
Pouco depois do intervalo, Yenith Bailey, do Panamá, desviou um chute de longa distância de Luana para manter o placar em 1 a 0, mas Borges logo completaria seus dois gols.
A meio-campista teve sua primeira tentativa de gol defendida por Bailey, mas conseguiu acertar o rebote para aumentar a vantagem do Brasil na disputa.
Beatriz Zaneratto garantiu que a Seleção encerrasse o jogo minutos após o reinício. Foi uma obra de beleza das brasileiras, pois Borges se viu na frente do gol após uma brilhante jogada de criação de jogadas e recuou a bola para Zaneratto, que acertou o canto superior e marcou um dos gols mais bonitos do torneio.
JOGO BONITO 🔥
The Goal of the Day comes from Brazil’s Bia Zaneratto! 🇧🇷 pic.twitter.com/G2Uiv6aDRU
— FOX Soccer (@FOXSoccer) July 24, 2023
Letícia Izidoro apareceu bem na hora certa para impedir o perigo quando o Panamá ameaçou as brasileiras no segundo tempo. Riley Tanner chegou ao gol, mas antes que pudesse finalizar, Da Silva salvou o dia.
Ary Borges completou o seu hat-trick ao atingir o coração do Panamá aos 71 minutos do segundo tempo. A jogadora de 23 anos estava sozinha na área e acertou o cruzamento da substituta Geyse.
Faltando apenas 15 minutos para o fim do jogo, Marta entrou em campo para disputar sua sexta Copa do Mundo, substituindo o herói dos três gols, Borges, e a maior artilheira da história da Copa do Mundo foi recebida com entusiasmo.
A lendária atacante esteve perto de se tornar a primeira jogadora a marcar em seis Copas do Mundo, tanto no futebol masculino quanto no feminino, mas sua cobrança de falta no final foi defendida. Tanner aproveitou um passe errado de uma das zagueiras brasileiras, mas Letícia Izidoro estava lá para impedir a alegria dos torcedores panamenhos.
4 goals, 4 works of art 🖼🇧🇷
Brazil put on a show in its 2023 FIFA Women’s World Cup opener ⬇️ pic.twitter.com/nnwPmYkW7V
— FOX Soccer (@FOXSoccer) July 24, 2023
Resultados da primeira rodada
Grupo A
Filipinas x Suíça 0 x 2
Nova Zelândia x Noruega 1 x 0
Grupo B
Austrália x Irlanda 1 x 0
Nigéria x Canadá 0 x 0
Grussa C
Zâmbia x Japão 0 x 5
Espanha x Costa Rica 3 x 0
Grupo D
Inglaterra x Haiti 1 x 0
Dinamarca x China 1 x 0
Grupo F
BRASIL x Panamá 2 x 0
França x Jamaica 0 x 0
Grupo E
EUA x Vietnã 3 x 0
Holanda x Portugal 1 x 0
Grupo G
Suécia x África do Sul 2 x 1
Itália x Argentina 1 x 0
Grupo H
Alemanha x Marrocos 6 x 0
Colômbia x Coreia do Sul 2 x 0