Autor: Amrit Santlani
Há muito tempo, o Brasil é o centro das atenções dos clubes europeus para contratar talentos adolescentes e, nos últimos anos, houve muitas histórias de sucesso.
Desde os tempos de Neymar e Oscar até Vinicius Junior, Rodrygo e Lucas Pacqueta, há uma longa lista de brasileiros que iluminaram o futebol mundial, e é por isso que os clubes continuam de olho nos jogadores brasileiros.
A transferência de Vitor Roque para o Barcelona, confirmada algumas semanas antes, deixou ainda mais claro que a América do Sul continua sendo um dos principais locais de caça para os grandes jogadores.
Nos últimos meses, muitas joias brasileiras têm despertado o interesse da Premier League, sendo Matheus França (Flamengo) um dos nomes da lista. O jogador de 19 anos não tem se destacado muito pelo clube, mas já mostrou o suficiente para que o time londrino pague uma quantia considerável.
Outro astro do Flamengo de 19 anos que vem causando sensação com suas atuações é Victor Hugo. O técnico Jorge Sampaoli é um grande fã do jovem e o meio-campista é versátil o suficiente para atuar em uma posição mais centralizada no meio-campo, bem como mais avançado. O Real Madrid e o Barcelona têm demonstrado interesse no jogador.
André, joia do Fluminense, é outro jogador que está conquistando muitos admiradores na Europa. O jogador de 22 anos estreou recentemente na seleção. Um jogador que atua como zagueiro central e, às vezes, tem habilidade para jogar pela lateral, ele tem sido associado ao Liverpool, entre outros grandes jogadores da Premier League.
Outra posição em que o Brasil se tornou um produtor em massa de talentos é a de goleiro, e um dos nomes mais promissores da lista é Bento, que joga no Athletico Paranaense.
Foi noticiado que o Benfica está querendo contratá-lo, mas como a temporada sul-americana vai até o final de dezembro, o clube brasileiro gostaria de mantê-lo por mais alguns meses.
Outro jogador que vem chamando a atenção com suas atuações é Lucas Perri, do Botafogo. O jogador de 25 anos passou toda a temporada de 2019 emprestado ao Crystal Palace e, embora não tenha jogado uma única partida, a experiência parece ter lhe feito muito bem.
Um talento do Botafogo que tem sido associado a muitos clubes da Premier League é o atacante Matheus Nascimento, de 19 anos. Embora o jovem não tenha se destacado muito no time principal, e sua estrutura esguia precisaria ser trabalhada para lutar na Inglaterra, ele continua sendo um talento para o futuro.
Da mesma forma, outro jogador de 19 anos, Lucas Berardo, do São Paulo, tem sido uma figura-chave nos recentes desempenhos impressionantes de sua equipe. Embora o zagueiro central ainda precise de um pouco de trabalho para se firmar na Premier League, um zagueiro canhoto capaz de jogar na defesa seria uma mercadoria valiosa no mercado.
Sabe-se que o Arsenal está de olho no meia-atacante Bitello, do Grêmio, depois de ter tirado a sorte grande com Gabriel Martinelli. O jogador de 23 anos tem sido um astro do ressurgimento do Grêmio, e a contratação de Luis Suárez também influenciou o brasileiro, que é rápido e versátil, capaz de jogar tanto pelo meio quanto pela lateral.
O companheiro de Grêmio, Ferreira, de 25 anos, também está atraindo interesse devido ao seu pé direito, já que ele é capaz de cortar para a esquerda e fazer um belo gol de curva. O Celtic está supostamente interessado em contratar o meia, mas seu histórico de lesões pode ser um obstáculo.