Autor: Vishwajit Sawant
Botafogo garante vaga nas oitavas de final com vitória dramática sobre o Patronato
O Botafogo recebeu o Patronato no Nilton Santos com uma excelente vantagem; o Glorioso venceu por 2 a 0 na Argentina. Já aos 3 minutos, os donos da casa aumentaram a vantagem. Janderson fez um passe preciso para Luis Enrique, que só teve o trabalho de marcar; 1 a 0.
Os planos dos convidados não incluíam sofrer um gol, mesmo que fosse tão rápido. Mas, devido ao fato da tarefa ter se tornado mais difícil, ainda era preciso tentar. Aos 13 minutos, Gatito Fernandez defendeu um chute de Joel Ghiraldello, e seu companheiro, Enzo Roberto Diaz, chutou alto. É preciso dizer que o goleiro não jogava há cerca de nove meses, desde o início de novembro do ano passado, por conta de uma lesão no ombro, e finalmente voltou a campo. Aos 30 minutos do segundo tempo, o goleiro do Botafogo mais uma vez teve uma atuação brilhante, impedindo o gol de Valentin Lautaro Pereira.
Mas, aos 67 minutos, nem o goleiro defendeu; Nicolas Domingo percebeu Damian Arce (que havia entrado em campo como substituto dez minutos antes) na área, e o meio-campista deu um chute incrível da área para o canto inferior do gol; 1:1. A propósito, antes mesmo do gol de empate, aos 54 minutos, Janderson chutou Matias Budino na trave da linha do pênalti… O Patronato não teve muita chance de devolver a ação no futuro. Eles marcaram um gol nos acréscimos, mas o árbitro anulou o gol devido à posição de impedimento. Nas oitavas de final, o Botafogo jogará contra o Guarani do Paraguai.
Emelec e Sporting Cristal empatam sem gols
Na quarta-feira (19), Emelec e Sporting Cristal ficaram no empate sem gols em um jogo intenso no Estádio George Capwell, em Guayaquil, Equador. A partida foi o segundo jogo dos playoffs das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com a vantagem de 1 a 0 obtida no jogo de ida, o Emelec adotou uma abordagem mais cautelosa, negando ao Sporting Cristal oportunidades significativas de ataque.
No primeiro tempo, as duas equipes tiveram seus momentos, com Sosa e Chåvez, do Sporting Cristal, chegando perto de abrir o placar, enquanto Caicedo e Villalba, do Emelec, também ameaçaram a defesa adversária. No entanto, nenhuma das equipes conseguiu marcar o gol e o primeiro tempo terminou empatado.
O segundo tempo acelerou o ritmo, com o Emelec e o Sporting Cristal trocando chances. O goleiro brasileiro Brenner fez defesas cruciais para o Emelec, enquanto Ortiz mostrou suas habilidades na defesa do time peruano. Apesar dos esforços de ambas as equipes, a partida terminou com um empate sem gols.
Com a vitória do Emelec por 1 a 0 no placar agregado, o time avançou para as oitavas de final e enfrentará o Defensa y Justicia.
O gol de Adam Bareiro garante a vitória do San Lorenzo por 2 a 0 sobre o Independiente Medellín
Em uma partida decisiva dos playoffs da Copa Sul-Americana, o San Lorenzo venceu o Independiente Medellín por 2 a 0, garantindo sua vaga nas oitavas de final. O herói da noite foi o atacante Adam Bareiro, que marcou os dois gols do clube argentino, ambos de pênalti.
Apesar de jogar em casa, o San Lorenzo não foi o time dominante em termos de posse de bola e iniciativa para criar oportunidades de ataque. O Independiente Medellín pressionou seus adversários, dificultando que o San Lorenzo encontrasse espaço. No entanto, aos 25 minutos, os anfitriões ganharam um pênalti quando Bareiro foi derrubado na área por Jhon Palacios. O atacante paraguaio converteu o pênalti com calma, dando a liderança ao seu time.
No segundo tempo, o jogo teve momentos intensos de troca de passes, com as duas equipes tendo chances de marcar. Mas foi novamente Bareiro quem balançou a rede aos 80 minutos, usando sua força física para proteger a bola e convertendo outro pênalti após sofrer falta de José Ortiz.
A vitória do San Lorenzo por 2 a 0 garantiu sua vaga nas oitavas de final, onde enfrentará o São Paulo no que promete ser um confronto emocionante na Copa Sul-Americana.