Autor: Barkha Roy
Em uma final de Wimbledon verdadeiramente inesquecível, Carlos Alcaraz, a sensação do tênis espanhol de 20 anos, garantiu uma vitória histórica, conquistando seu primeiro título de Wimbledon e derrotando o sete vezes campeão, Novak Djokovic. O emocionante encontro na quadra central deixou os espectadores maravilhados com a vitória de Alcaraz por 1-6, 7-6 (8-6), 6-1, 3-6 e 6-4, acabando com as esperanças de Djokovic de conquistar o oitavo título e o recorde de 24º Grand Slam.
Para Alcaraz, esse triunfo foi a realização de um sonho de toda uma vida. “Vencer Novak, ganhar Wimbledon, é algo com que eu sonhava desde que comecei a jogar tênis”, expressou exuberantemente após a partida. “É o momento mais feliz da minha vida, e acredito que continuará sendo por muito tempo.“
“It’s a dream”@carlosalcaraz is over the moon to reach the #Wimbledon semi-finals pic.twitter.com/ZcbOHpQ20f
— Wimbledon (@Wimbledon) July 12, 2023
Dentro e fora das quadras, a personalidade carismática e o sorriso contagiante de Alcaraz o tornaram querido por fãs do mundo todo. No entanto, foi o seu jogo formidável que o levou ao topo do ranking mundial, estabelecendo-o como uma estrela em ascensão no tênis masculino.
Durante a coletiva de imprensa pós-jogo, Alcaraz prontamente se desculpou por ter chegado 20 minutos atrasado e estar usando um chapéu de balde. “Ser campeão de Wimbledon é um sonho que se tornou realidade para mim, algo que eu sempre quis“, ele compartilhou humildemente, cheio de gratidão.
A vitória em Wimbledon marca o segundo título de Grand Slam de Alcaraz, somando-se ao seu triunfo no US Open no ano passado e garantindo sua posição como o mais jovem número um do mundo na história em novembro. Impressionantemente, antes da campanha de Wimbledon deste ano, ele havia vencido apenas quatro partidas profissionais na grama. No entanto, um desempenho excepcional em Queen’s no mês passado prenunciou sua impressionante jornada no All England Club.
“Eu realmente me apaixonei pela grama neste momento”, declarou Alcaraz com entusiasmo, revelando sua nova afinidade com a superfície. “Apesar de ter jogado apenas quatro torneios na grama, vencer em Queen’s aumentou minha confiança. Nunca imaginei atingir um nível tão alto em tão pouco tempo.“
Além de acabar com a série de dez anos de invencibilidade de Djokovic na quadra central, Alcaraz conseguiu o feito significativo de se tornar o primeiro jogador masculino fora do “Big Four” (Federer, Nadal, Djokovic e Murray) a conquistar o título de Wimbledon desde 2002.