Autor: Serg Atrakhov, Vishwajit Sawant
Em um confronto marcado pela falta de produtividade ofensiva, Atlético-MG e Goiás ficaram no empate sem gols no estádio da Serrinha, em Goiânia, na noite desta segunda-feira. O time de Scolari era nominalmente considerado favorito, mas, aparentemente, os jogadores estão em um “buraco psicológico”. De que outra forma você pode explicar um jogo tão fraco realizado por jogadores muito bons nos últimos meses? Lembre-se de que a última vez que eles venceram o campeonato foi há um mês e meio, em 4 de junho. Depois disso, houve duas derrotas e três empates. Acrescente a isso um afastamento da Copa 1/8 do Brasil. A única coisa que pode ser notada com um sinal positivo é o fato de o time ter chegado aos 1/8 da Copa Libertadores, onde nos dias 3 e 10 de agosto se enfrentará com o Palmeiras.
Se voltarmos ao jogo contra o Goiás, uma hipotética vitória elevaria o Atlético-MG imediatamente ao oitavo lugar. Os visitantes tentaram jogar de forma agressiva, controlando a bola e o ritmo da partida, mas todos os seus esforços de ataque “quebraram” contra a defesa bem organizada dos anfitriões. Assim, o Atlético não criou um único momento realmente perigoso, mas conseguiu errar pelo menos duas vezes; ambas defendidas por Everson. Aos 8 minutos, ele pegou a bola em uma cobrança de escanteio de João Magno e, aos 66 minutos, defendeu o chute de Alano, que passou por todos os defensores.
No segundo tempo, o Atlético-MG manteve o mesmo padrão, com a posse de bola, mas sem a criatividade necessária para abrir a defesa do Goiás. Enquanto isso, o Goiás apostava em contra-ataques rápidos para incomodar o adversário, garantindo a presença na linha defensiva preta e branca. Aos 92 minutos do segundo tempo, o capitão Guillermo Arana recebeu um cartão vermelho por atingir um adversário com uma cotovelada. Esse episódio colocou um ponto final no fraco jogo do Mineiro.
Empate em 0 a 0, o que dificilmente agradará aos visitantes. O Atlético está em 12º lugar. Como nas próximas duas rodadas terá de jogar contra o Grêmio fora de casa e receber o Flamengo (atualmente o segundo e o terceiro colocados no campeonato), pode-se presumir que o Atlético ficará ainda mais perto da zona de rebaixamento. Já o Goiás enfrentará o Cruzeiro no domingo, na esperança de garantir um resultado mais favorável.
Lembre-se de que os jogos da 15ª rodada América – Vasco e Corinthians – Grêmio foram adiados para uma data posterior. Quanto ao restante dos jogos, oferecemos a você a análise deles: