Autor: Barkha Roy
Barbora Strycova e Hsieh Su-wei, ambas com 37 anos, conquistaram seu segundo título de duplas femininas de Wimbledon juntas em uma vitória nostálgica no All England Club. A dupla, que havia conquistado seu primeiro título de Wimbledon em 2019, derrotou a dupla terceira colocada Elise Mertens e Storm Hunter em uma final emocionante na quadra central, com um placar de 7-5, 6-4 sob o teto.
Para Hsieh, esse foi seu quarto título de duplas em Wimbledon, tendo vencido anteriormente com a belga Mertens em 2021 e com Peng Shuai da China em 2013. A partida foi muito disputada, com ambas as duplas tendo dificuldades para manter o saque no início. No entanto, Hsieh e Strycova conseguiram garantir uma quebra decisiva para vencer o set inicial.
Experience comes out on top!
37-year-olds Su-Wei Hsieh and Barbora Strycova are the Ladies’ Doubles champions after coming past Storm Hunter and Elise Mertens in the final#Wimbledon pic.twitter.com/MsOxrNipIT
— Wimbledon (@Wimbledon) July 16, 2023
No segundo set, houve uma troca de quebras antes de Hsieh e Strycova quebrarem suas adversárias mais uma vez em 5 a 4. A vitória foi selada com Hsieh acertando um incrível golpe de fundo de quadra no segundo ponto do campeonato, levando a uma comemoração emocionante na Centre Court.
Para Strycova, essa final de Wimbledon teve um significado especial, pois marcou a partida de despedida de sua carreira no prestigioso torneio. Wimbledon sempre foi seu Grand Slam favorito e foi o palco de muitos marcos significativos para ela. Sua grande estreia foi em Wimbledon, em 2003, e em 2014, ela chegou às quartas de final do primeiro Slam. No entanto, sua corrida mais memorável foi em 2019, quando chegou à sua primeira semifinal de simples do Slam e ganhou o título de duplas com Hsieh.
Após uma breve aposentadoria, Strycova retornou à turnê em abril, juntando-se mais uma vez a Hsieh. A química e a familiaridade da dupla com o triunfo de 2019 foram vitais para a conquista do título de Wimbledon.
“I couldn’t ask for a better finish”
2023 Ladies’ Doubles winner @BaraStrycova is ending her #Wimbledon career on a high 👏 pic.twitter.com/dDE0HDX55Y
— Wimbledon (@Wimbledon) July 16, 2023
Durante todo o torneio, Strycova experimentou uma montanha-russa de emoções, e a manhã de domingo não foi exceção. Mas ao entrar na quadra para a final, ela estava notavelmente concentrada, descrevendo-se como estando “no modo fera”. Com o pequeno Vincent, seu filho, torcendo em uma casa próxima com a avó, Strycova estava determinada a dar o melhor de si.
Em um final apropriado para sua ilustre carreira, Strycova e Hsieh conseguiram garantir seu 10º título de equipe e seu 32º título individual de duplas no geral. A vitória trouxe pura alegria e felicidade para as duas jogadoras, e Strycova ficou particularmente emocionada durante o discurso após a partida.
Apesar do sucesso, Strycova continua firme em sua decisão de se aposentar após o US Open. Ela reconhece os desafios de ser mãe e atleta profissional e defende firmemente sua escolha. Quanto à possibilidade de jogar o WTA Finals, Strycova não tem certeza, enfatizando que acha que sua decisão de se aposentar é a correta.
No final, a final de duplas femininas de Wimbledon foi um testemunho da notável parceria entre Strycova e Hsieh, culminando em uma vitória memorável e uma bela despedida para a jogadora tcheca em seu amado torneio de Grand Slam.