Autor: Monojit Mandal
Dwyane Wade, um proeminente veterano da NBA e 13 vezes All-Star, fez incursões substanciais na propriedade do basquete profissional feminino. Após sua recente compra de uma parte do Chicago Sky, Wade indicou que outros veteranos da NBA estão demonstrando interesse em fazer o mesmo.
Wade declarou seu desejo de fornecer mais do que apenas apoio de mídia social à liga que ele ama em uma declaração divulgada na sexta-feira. Ele declarou seu objetivo de ser uma parte essencial do desenvolvimento da liga, enfatizando as possibilidades de crescimento nas fases iniciais da WNBA. Além disso, Wade disse que outros jogadores da NBA o procuraram para pesquisar o potencial de propriedade na WNBA.
Embora a extensão real da propriedade de Wade permaneça desconhecida, o conselho de governadores da liga analisará o valor de sua participação antes que ela se torne oficial. De acordo com Lindsay Gibbs, o acordo coletivo de trabalho da WNBA permite que jogadores ativos da NBA tenham participações na liga, sujeitas a certas restrições.
O empreendimento de Wade como proprietário da WNBA segue uma tendência crescente de jogadores profissionais investindo em clubes de basquete feminino. Laura Ricketts, coproprietária do Chicago Cubs, comprou uma participação de 10% no Sky em junho por um valor estimado em US$ 85 milhões. Além disso, Tom Brady, Alex Rodriguez e Magic Johnson se juntaram a grupos de proprietários do Las Vegas Aces, Minnesota Lynx e Los Angeles Sparks, respectivamente.
A carreira estelar de Dwyane Wade o levou a receber vários prêmios como um dos melhores armadores da NBA. Ele rapidamente ganhou destaque na NBA, vencendo o prêmio de Estreante do Ano em 2004 e levando o Miami Heat ao seu primeiro título em 2006, o que lhe rendeu as honras de MVP das Finais da NBA. Wade ganhou mais dois campeonatos da NBA com o Heat em 2012 e 2013, além de 13 aparições no All-Star e oito prêmios All-NBA.
Wade se estabeleceu como um empresário bem-sucedido fora do basquete, com empreendimentos que vão desde sua marca de roupas até uma empresa de produção. Ele também é conhecido por sua caridade, tendo contribuído com milhões de dólares para diversas organizações filantrópicas. Essas conquistas consolidaram seu lugar no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame e na renomada equipe do 75º aniversário da NBA, enquanto suas duas medalhas de ouro olímpicas ressaltam sua posição como herói do basquete.