Autor: Soorya G
A UEFA aplicou multas a vários clubes de futebol, incluindo o Barcelona e o Manchester United, por violarem os regulamentos do fair play financeiro na temporada 2022/23. O Manchester United recebeu uma multa de 300.000 euros (US$ 335.000) por não ter cumprido o requisito de equilíbrio, que busca restringir as perdas financeiras dos clubes. Enquanto isso, o Barcelona, campeão espanhol, recebeu uma sanção de 500.000 euros por alegações de perdas impróprias, nas quais os livros dos Blaugrana consideraram a perda de ativos intangíveis, algo que não está dentro da estrutura do sistema. Enquanto alguns clubes, como Inter de Milão, Milan, Paris Saint-Germain, Mônaco, Roma e Olympique de Marselha, conseguiram evitar as penalidades cumprindo as metas estabelecidas em seus acordos com a UEFA, o Royal Antwerp, da Bélgica, e o Trabzonspor, da Turquia, sofreram as multas mais pesadas, de dois milhões de euros cada.
Introduzidas em 2010, as regras do FFP impõem um limite aos clubes que relatam perdas superiores a 30 milhões de euros em um período de três anos. A recém-concluída temporada 2022/23 serviu como o último ano para essas normas antes que as novas regras a serem implementadas entrassem em vigor pelo órgão dirigente.
A sanção da multa ao Manchester United é resultado de sua falha em passar pelo teste de equilíbrio da UEFA, que serve como barreira para gastos excessivos por parte de clubes selecionados com poder monetário. De acordo com os regulamentos, os clubes podem ter um prejuízo máximo de 5 milhões de euros em um período de monitoramento de três anos.
“Isso refletiu uma mudança na forma como a UEFA ajustou as perdas com a COVID-19 durante o período de relatório de 2022, o que nos permitiu reconhecer apenas 15 milhões de euros dos 281 milhões de euros de receitas perdidas devido à pandemia no cálculo do FFP. Após a pandemia, as receitas dos clubes se recuperaram fortemente e a previsão é de que atinjam um nível recorde no ano fiscal atual. O clube continua apoiando a aplicação de regras para promover o fair play financeiro e a sustentabilidade no futebol nacional e europeu.” A UEFA disse sobre as multas impostas ao Manchester United.
De acordo com a versão anterior das regras, os clubes poderiam sofrer uma perda máxima de 30 milhões de euros se fossem adequadamente cobertos por um proprietário. Essas multas ressaltam o compromisso da UEFA em manter as normas de fair play financeiro, promovendo a estabilidade financeira e a sustentabilidade no âmbito do futebol.