Autor: Amrit Santlani
Desde que o Manchester City e o Paris Saint-Germain, os clubes do PIF apoiados pela Arábia Saudita, começaram a fazer sua mágica no mercado de transferências, está ficando cada vez mais difícil para os outros clubes igualarem o poder aquisitivo dos ultra-ricos. Portanto, muitas potências, como o Real Madrid, começaram a investir em jovens talentos, como demonstrado em suas recentes contratações de jogadores como Jude Bellingham e Guler.
A estratégia do Madrid os ajudou na transição para uma nova era, e muitos outros clubes estão procurando seguir o exemplo. O West Ham United também está buscando replicar a estratégia ao voltar sua atenção para a joia brasileira Rayan.
Rayan Vitor Simplicio Rocha, o jovem de 16 anos que joga no Vasco da Gama, está se tornando rapidamente a “próxima grande promessa” do futebol brasileiro. As ligas sul-americanas continuam a ser um foco para que as potências européias escolham os melhores talentos e os transformem em craques mundiais.
O Barcelona recentemente fechou a contratação de Vitor Roque, o Madrid já tem Vinicius Junior, Rodrygo Goes e Endrick se juntará a eles em breve. É por isso que o West Ham está tentando se aproximar de Rayan, que está causando sensação com seu desempenho.
O adolescente também está no radar do Newcastle United e, portanto, os dois clubes da Premier League estão prontos para disputar o jogador, que pode estar disponível por 25 milhões de euros mais uma parte da taxa de venda.
Quando os peixes maiores entrarem na corrida, será difícil para o West Ham ou para o Newcastle se igualarem a eles. Ambos os clubes têm o poder financeiro necessário para concretizar o negócio neste verão, já que o West Ham vendeu recentemente Declan Rice por um recorde britânico de 100 milhões de libras, mais 5 milhões de libras em acréscimos.
O Newcastle não tem falta de dinheiro depois de ser financiado pelo PIF saudita. Embora Rayan deva permanecer em seu país natal até completar 18 anos, é provável que os dois clubes mencionados acima queiram fechar o negócio o mais rápido possível.
Nascido no Rio, o jovem está no Vasco desde o início da adolescência e também representou o Brasil na categoria sub-17. Rayan já disputou duas partidas na Série A do Brasileirão pelo clube.