Autor: Barkha Roy
Ons Jabeur, a cabeça-de-chave número 6, mostrou sua resiliência e determinação ao lutar para alcançar uma vitória difícil por 6-7(5), 6-4 e 6-3 sobre a cabeça-de-chave número 2, Aryna Sabalenka, na quadra central. Com isso, Jabeur conquistou um lugar em sua terceira final de Grand Slam na carreira e a segunda final consecutiva no All England Club. Inicialmente, Sabalenka assumiu o controle da partida, liderando por um set e uma quebra em 7-6(5), 4-2, depois de se recuperar de uma desvantagem de 4-2 no tiebreak do primeiro set. Isso a colocou à beira de chegar à sua segunda grande final e garantir o posto de número 1 do mundo.
ONS-TOPPABLE 🇹🇳@Ons_Jabeur produces a stunning comeback against No.2 seed Aryna Sabalenka to reach the ladies’ final, 6-7(5), 6-4, 6-3 🙌#Wimbledon pic.twitter.com/cFSnkIn55Y
— Wimbledon (@Wimbledon) July 13, 2023
No entanto, Jabeur demonstrou uma resistência notável ao anular duas oportunidades de Sabalenka para garantir uma vantagem de 5 a 3. Em seguida, ela quebrou o saque de Sabalenka pela primeira vez na partida, mudando completamente o rumo do jogo. Jabeur venceu quatro games consecutivos no segundo set e quebrou Sabalenka no sexto game do set decisivo, completando uma reviravolta surpreendente.
A vitória não foi fácil para Jabeur, já que ela precisou de cinco match points para garantir a conquista. Sabalenka conseguiu salvar dois pontos em seu próprio saque no oitavo game e, apesar de Jabeur ter perdido mais duas oportunidades em uma vantagem de 40 a 0 no último game, ela acabou garantindo a vitória com um ace bem colocado. O jogo durou 2 horas e 19 minutos, e o ace de Jabeur no último game foi o primeiro dela no set e apenas o terceiro em toda a partida, em contraste com os dez de Sabalenka.
A conquista de Jabeur de chegar a finais consecutivas em Wimbledon a destaca como a primeira mulher desde Serena Williams em 2018-19 a alcançar esse feito. Notavelmente, Williams perdeu ambas as finais, e Jabeur agora pretende evitar um destino semelhante enquanto se prepara para enfrentar Marketa Vondrousova na próxima final, no sábado.
Marketa Vondrousova is a #Wimbledon finalist 👏
The 24-year-old defeats Elina Svitolina 6-3, 6-3 to reach her second Grand Slam final pic.twitter.com/zcGBtItA0L
— Wimbledon (@Wimbledon) July 13, 2023
Vondrousova garantiu sua vaga na final com uma impressionante vitória por 6-3 e 6-3 sobre Elina Svitolina nas semifinais. No confronto entre as duas jogadoras, a canhota Vondrousova mostrou suas habilidades e venceu em apenas 1 hora e 15 minutos. Vale a pena observar que Svitolina participou apenas de seu segundo evento de Grand Slam desde que retornou da licença maternidade em abril.