Autor: Monojit Mandal
Durante uma coletiva de imprensa em Las Vegas na segunda-feira, o comissário da NBA, Adam Silver, apresentou uma atualização sobre a futura expansão da liga. Silver disse que a NBA está pensando seriamente em adicionar mais clubes nos próximos anos, mas enfatizou que nenhuma decisão será tomada precipitadamente. A principal preocupação da liga no momento é finalizar o próximo contrato de direitos de mídia, que deve expirar após a temporada 2024-25.
“Assim que esses novos acordos de mídia forem concluídos, vamos nos voltar para a expansão“, disse Silver na conferência da APSE. “Isso não é garantido, mas, como já afirmei anteriormente, acredito que é natural que as organizações cresçam com o tempo.”
Silver destacou Las Vegas e Seattle como possíveis destinos para outros clubes da NBA. A última cidade é importante, pois foi a sede anterior do Supersonics. Silver reconheceu a popularidade de Seattle, dizendo: “Não há dúvida de que há um enorme interesse em Seattle”. Isso não é uma surpresa”.
Embora o processo de inclusão de novas equipes certamente seja demorado, Silver sempre expressou confiança quanto ao potencial de fazê-lo. A expansão está no topo de sua lista de prioridades, juntamente com o cumprimento do acordo de negociação coletiva, que já foi concluído, e o acordo de direitos de mídia.
O termo de negociação exclusivo da NBA com seus atuais parceiros de transmissão terminará em abril do próximo ano, deixando a liga com pouco tempo para trabalhar na inclusão de novas equipes. Silver quer garantir que todas as questões administrativas sejam resolvidas antes da expansão, para que os possíveis proprietários de franquias tenham um conhecimento claro do modelo financeiro da liga.
A NBA permaneceu com uma configuração de 30 equipes desde que o Charlotte Bobcats (agora Hornets) entrou na liga em 2004. Entretanto, as propostas de adicionar mais franquias ganharam força nos últimos anos.
A liga vê Las Vegas como um mercado viável, conforme indicado pelo fato de a cidade sediar anualmente a Summer League e as próximas semifinais e finais do In-Season Tournament. Além disso, Las Vegas tem tido sucesso com esportes profissionais, atraindo clubes da NFL, NHL e WNBA, com a Major League Baseball a caminho.
Desde que os Supersonics saíram e se tornaram o Oklahoma City Thunder em 2008, Seattle está esperando o retorno da NBA. A reintrodução de uma das franquias clássicas da liga seria uma combinação natural e satisfaria os amantes do basquete da cidade.