Autor: Amrit Santlani
Ronaldo Nazario, o lendário atacante brasileiro chamado de ‘O Fenômeno’ em seu país, sente que o sistema brasileiro precisa mudar, para tornar seus jogadores mais bem equipados na transição para um jogador completo. Citando o exemplo de Vinicius Junior, Ronaldo criticou o Flamengo, dizendo que eles não poderiam desenvolver o jogador tecnicamente em todo o seu potencial.
Segundo Ronaldo, que participou do podcast “Mano a Mano”, os jogadores brasileiros precisam se preparar melhor para dar o salto à Europa. O lendário atacante, que jogou tanto no Barcelona quanto no Real Madrid, disse que muitos jovens jogadores deixam o continente sul-americano quando ainda estão ‘crus’.
Vinícius foi outro desses jogadores que se juntou ao Real Madrid quando tinha apenas 18 anos, e então jogou pelo time reserva de Los Blancos, antes de se encaixar no time principal do Santiago Bernabeu.
“Um caso muito claro é o de Vinicius Junior. Ele foi vendido para o Real Madrid aos 18 anos, passando o primeiro ano na equipe B. Dava para ver que ele não era um atleta refinado e todos achavam que ele seria emprestado, ” disse Ronaldo, que levou o Brasil à glória na Copa do Mundo de 2002.
O veterano brasileiro acrescentou que Vinicius melhorou só depois de treinar sob o olhar atento dos treinadores do Real Madrid, e hoje se tornou um dos ‘jogadores mais decisivos’ do mundo, disse Ronaldo.
“Melhorou muito com programas de treinamento, metodologia profissional, com a ajuda de grandes profissionais. Ele mudou da água para o vinho em dois anos. Hoje é o jogador mais decisivo do futebol mundial“, disse o jogador de 46 anos.
Vinicius esteve no centro de uma grande controvérsia no final da temporada, depois de ter sido submetido a cânticos de “macaco” por torcedores do Valencia e do Atlético de Madrid. O jovem deve ser recompensado por suas excelentes exibições com um novo contrato.
O jogador de 22 anos deve herdar a icônica camisa 7 da próxima temporada, após a saída de Eden Hazard, tornando-se o mais recente jogador a honrar o lendário número, seguindo os passos de Raul e Cristiano Ronaldo.