Autor: Soorya G
O enigma sobre o papel de Marta na Copa do Mundo Feminina da FIFA continua. Apesar da relutância da treinadora Pia Sundhage em abordar o assunto durante a convocação, a própria jogadora não se esquivou do tema e expressou a sua vontade de contribuir com a equipe nacional em qualquer função.
“Tenho plena consciência de que não sou mais a Marta de 20 anos atrás. Mas o mais importante é ver que, estando eu em campo ou não, temos atletas capazes de representar nosso país com dignidade”.
No recente amistoso do Brasil contra o Chile (vitória final do Brasil por 4 a 0), que serviu como o último aquecimento da equipe antes do torneio, Marta ficou no banco de reservas. Foi somente aos 29 minutos do segundo tempo, quando o Brasil já havia estabelecido uma vantagem confortável, que ela foi chamada para entrar em ação, substituindo a zagueira Rafaelle.
Aos 37 anos, Marta está se preparando para a sua sexta participação na Copa do Mundo Feminina da FIFA. Ela representou o Brasil em todas as edições do torneio desde 2003, quando tinha apenas 17 anos de idade.
Sua campanha mais memorável foi em 2007, quando ganhou os prêmios Bola de Ouro e Chuteira de Ouro. O Brasil chegou à final, mas não conseguiu vencer a Alemanha, terminando como vice-campeão.
Com a experiência e a ilustre carreira de Marta, seu papel na próxima Copa do Mundo continua sendo uma história cativante. À medida que o torneio se desenrola, os entusiastas do futebol aguardam ansiosamente suas contribuições, totalmente cientes do impacto que ela pode causar em campo.
“É o resultado de uma vida inteira de trabalho árduo. Atingir e manter um padrão tão alto é extremamente difícil. Tenho a sorte de ter colegas de equipe incríveis na seleção nacional, no meu clube e nos clubes onde joguei“, relembrou Marta.
“Quando você se dedica ao seu trabalho com amor e paixão, tudo fica muito mais fácil. Estou extremamente feliz por participar da minha sexta Copa do Mundo. Jamais conseguiria fazer isso sozinha“, concluiu.
Lembre-se de que o Campeonato Mundial entre equipes femininas será realizado de 20 de julho a 20 de agosto. O Brasil foi colocado no mesmo grupo que Panamá, França e Jamaica.