Autor: Monojit Mandal
Após a saída de Fred VanVleet, que acabou de assinar com o Houston Rockets, o Toronto Raptors está procurando profundidade na posição de armador e segundo relatos, o time está interessado no agente livre restrito, Ayo Dosunmu.
De acordo com Jake Fischer, do Yahoo Sports, o Raptors ainda está interessado em Dosunmu, mesmo depois de adicionar Dennis Schröder para ajudar a cobrir o vácuo deixado por VanVleet. No entanto, a equipe atual de Dosunmu, o Chicago Bulls, tem a capacidade de igualar qualquer oferta feita pelo Toronto durante a offseason.
Neste verão, o Chicago tem estado bastante ocupado, assinando novamente com Nikola Vuevi e Coby White e também trazendo Jevon Carter. Se o Bulls decidir manter Dosunmu, a quadra de defesa pode ficar bastante congestionada.
No entanto, seria notável se o Bulls não priorizasse a permanência de Dosunmu. Apesar da presença de DeMar DeRozan e Zach LaVine, a equipe ficou aquém do esperado na última temporada, não conseguindo se estabelecer como um concorrente legítimo. De olho no futuro, o Bulls pode se beneficiar ao dar mais tempo de jogo aos seus jogadores mais jovens.
Dosunmu, que tem apenas 23 anos de idade, é um jogador talentoso que já se mostrou promissor. O produto de Illinois foi nomeado para a Segunda Equipe de Novatos em cada uma de suas duas primeiras temporadas. Dosunmu teve uma média de 8,6 pontos, 2,8 rebotes e 2,6 assistências por jogo em sua segunda temporada. Na última, ele também demonstrou ser capaz de defender diferentes posições e boa capacidade de controle de bola, com apenas 1,2 turnovers por jogo.
Embora a porcentagem de três pontos de Dosunmu de 31,2% em 2022-23 deixe espaço para crescimento, seu efeito geral no jogo é claro. Dosunmu pode ser uma âncora para a segunda unidade do Raptors ou talvez um titular ocasionalmente. Embora seja improvável que ele seja um divisor de águas, sua presença pode ajudar a diminuir a distância entre os Raptors e as equipes de menor nível na corrida para os playoffs da Conferência Leste, após a triste derrota do Toronto no torneio de play-in na última temporada.
É interessante notar que a possível saída de Dosunmu seria um golpe para o Bulls, que derrotou o Raptors na rodada de repescagem.