Autor: Amrit Santlani
O atacante brasileiro Vitor Roque está próximo de um acordo completo e definitivo com o FC Barcelona, depois que os catalães chegaram a um valor de 40 milhões de euros pelo atacante do Athletico-PR. No entanto, ainda não se sabe quando Roque poderá se juntar ao Barça, pois os dois clubes continuam em negociações para finalizar a transferência.
Os gigantes da La Liga se adiantaram a outras partes interessadas, conseguindo convencer a joia brasileira, já que estão em busca do herdeiro aparente de Robert Lewandowski, o atacante polonês que completará 35 anos no próximo mês.
Roque, de 18 anos, vinha marcando gols por diversão e, depois que o diretor esportivo do Barça, Deco, ajudou a fechar um acordo com o craque brasileiro, a transferência está prestes a ser concluída, mas ainda não se sabe quando o jogador chegará ao Camp Nou.
Os catalães estão pisando em um território difícil devido às dificuldades financeiras do clube. Eles têm uma tarefa a cumprir, pois precisam obedecer às rígidas regras de fair play financeiro da La Liga. O Barça só poderá gastar 50% de tudo o que economizar ou arrecadar após o registro de jogadores.
Roque tem três opções à sua frente: ou ele pode se juntar ao seu novo clube imediatamente, ou terá de esperar até janeiro ou talvez até o próximo verão. No início desta semana, os diretores do clube ofereceram uma garantia de € 6,7 milhões (US$ 7,3 milhões) em relação ao seu plano de viabilidade para garantir que eles possam concluir oficialmente os novos contratos assinados por jogadores como Ronald Araujo, Marcos Alonso, Sergi Roberto e Iñaki Peña.
O Barça contratou Ilkay Gundogan do Manchester City e revelou oficialmente Inigo Martinez do Athletic Bilbao em uma transferência gratuita. Idealmente, o Barça gostaria que Roque chegasse à Espanha neste verão para aliviar a carga de Lewandowski, já que o brasileiro também pode jogar na lateral. No entanto, dependerá das finanças do clube encontrar uma maneira de acomodar sua última contratação.
O clube do Camp Nou também está ansioso para contratar Oriol Romeu, do Girona, e o lateral-direito Iván Fresneda, do Real Valladolid.