Autor: Soorya G
Steven Gerrard, ídolo do Liverpool, tornou-se o mais recente integrante da Liga Profissional da Arábia Saudita, com o inglês assinando o contrato para ser o novo técnico do Al-Ettifaq. A notícia foi oficializada na segunda-feira pelo clube por meio de um comunicado no Twitter, e foi confirmado que Gerrard assinou um contrato de três anos com a equipe saudita.
Gerrard estava procurando um clube desde que foi demitido do Aston Villa e agora optou por assinar com os árabes, no que será seu terceiro trabalho como técnico. Anteriormente, ele foi treinador do Celtic, time escocês, e do Aston Villa, gigante da Premier League. Sua chegada sinaliza uma enorme mudança tectônica no futebol mundial, com vários astros assinando com clubes sauditas.
A mudança no futebol ocorreu depois que o lendário atacante Cristiano Ronaldo assinou contrato com o Al-Nassr após sua segunda passagem sem sucesso pelo Manchester United. O maestro português assinou contrato por cerca de 200 milhões de euros por ano, enquanto os sauditas tentam entrar na primeira divisão do mundo do futebol. Desde então, vários jogadores se transferiram para clubes sauditas, inclusive Karim Benzema, ex-companheiro de Ronaldo no Real Madrid, que recentemente se transferiu para o Al-Ittihad. Ruben Neves também se transferiu para o Al-Hilal, enquanto o zagueiro senegalês Kalidou Koulibaly juntou forças com Ronaldo, no Al-Nassr.
Gerrard tentará começar com o pé direito em sua nova equipe. O ex-meio-campista do Liverpool provavelmente verá sua mudança como um trampolim para os principais clubes europeus. Talvez ele veja o período de Xavi Hernández no Qatar como o modelo que tentará imitar, já que o espanhol agora é incrivelmente bem-sucedido no Barcelona, vencendo a La Liga. Sua passagem pelo Aston Villa não foi das mais proveitosas, e ele tentará se redimir ao reiniciar o que espera ser uma carreira de gerente que possa se equiparar à sua brilhante carreira como jogador.