Autor: Monojit Mandal
O Toronto Raptors, que acaba de perder o armador Fred VanVleet, é mais uma vez alvo de rumores de troca, desta vez incluindo o astro do ataque Pascal Siakam, cujo futuro na organização é incerto. De acordo com Michael Grange, da Sportsnet, o nome de Siakam tem sido repetidamente mencionado em conversas de troca, com o Atlanta Hawks surgindo como um forte candidato.
O excelente desempenho de Siakam na temporada 2022-23 aumentou ainda mais as especulações sobre a negociação. Em 71 jogos, o pivô de 1,90 m teve uma média de 24,2 pontos, 7,8 rebotes e 5,8 assistências, o que lhe rendeu sua segunda seleção para o All-Star. No entanto, o contrato atual de Siakam está chegando ao fim, dando início a rumores de negociação.
Se o Toronto decidir liberar Siakam, o Atlanta Hawks é um destino atraente. Embora eles tenham acabado de se separar de John Collins, a adição de Siakam ao seu elenco, especialmente para Trae Young, deve dar um grande impulso à medida que eles tentam melhorar seu recorde de 41-41 e a derrota na primeira rodada dos playoffs contra o Boston Celtics.
Um grande impedimento para a transferência de Siakam é seu compromisso de longo prazo. De acordo com Chris Haynes, do Bleacher Report, Siakam declarou que não assinaria novamente com nenhuma equipe que o adquirisse, enfatizando sua intenção de permanecer em Toronto no futuro próximo. Esse estado reduz o valor de sua negociação, já que os compradores em potencial o veem como um item de aluguel, em vez de uma base sobre a qual construir.
Os Raptors parecem estar se inclinando para uma reconstrução completa, tendo perdido os playoffs em duas das últimas três temporadas e terminado a temporada 2022-23 com um recorde de 41-41, culminando com uma derrota no torneio de play-in para o Chicago Bulls.
Siakam está programado para ganhar US$ 37,8 milhões na temporada 2023-24, consolidando sua reputação como um valioso ativo comercial. Sua carreira na NBA começou devagar, com pouco tempo de jogo em seu ano de estreia, mas suas contribuições aumentaram em sua segunda temporada, com médias de 6,9 pontos e 4,0 rebotes por jogo. Siakam se estabeleceu como uma força em sua terceira temporada, com médias de 16,9 pontos, 6,9 rebotes e 3,1 assistências por jogo, além de ter sido escolhido para o Segundo Time de Todos os Defensores da NBA e indicado para o Prêmio de Jogador Mais Aprimorado.
Siakam é conhecido por sua versatilidade, pois é bem-sucedido tanto dentro quanto fora da quadra. Além disso, sua habilidade como reboteiro e passador aumenta seu valor.