Autor: Barkha Roy
O atual campeão Novak Djokovic começou sua busca pelo quinto título consecutivo em Wimbledon de forma impressionante, ao derrotar confortavelmente Pedro Cachin em sets diretos, por 6-3, 6-3, 7-6(4). Embora Djokovic tenha sofrido um revés inicial com uma queda de saque no terceiro game, ele rapidamente recuperou o controle e garantiu a vitória em pouco mais de duas horas e onze minutos. O astro sérvio agora se prepara para o confronto da segunda rodada contra o australiano Jordan Thompson, que conseguiu um notável triunfo de virada contra Brandon Nakashima, vencendo por 2-6, 2-6, 6-4, 7-6(4), 6-3.
Em outra partida surpreendente, o ex-número 3 do mundo Stan Wawrinka demonstrou sua habilidade na quadra de grama ao derrotar Emil Ruusuvuori em sets diretos, por 7-5, 7-5 e 6-4. Agora, Wawrinka aguarda o vencedor do jogo entre Tomas Martin Etcheverry e Bernabe Zapata Miralles para sua segunda rodada. Se o suíço de 38 anos ganhar em seu próximo confronto, uma disputa interessante contra Djokovic o aguardará na terceira rodada.
No primeiro dia de Wimbledon, o americano Michael Mmoh causou uma grande surpresa ao derrotar o 11º cabeça de chave Felix Auger-Aliassime. Classificado em 119º lugar no ranking mundial, Mmoh ganhou em uma partida muito disputada, por 7-6(4), 6-7(4), 7-6(4), 6-4 sobre o canadense. Essa foi sua primeira vitória na chave principal de Wimbledon, tornando-se uma ocasião memorável para o jovem americano.
O italiano Jannik Sinner mostrou seu domínio nas quadras de grama ao dominar Juan Manuel Cerundolo, garantindo uma conquista abrangente por 6-2, 6-2 e 6-2 para avançar à segunda rodada. O próximo adversário de Sinner será o ex-jogador do Top 10 Diego Schwartzman, que despachou Miomir Kecmanovic por 6-0, 6-3 e 6-4 em sua partida de abertura.
Andrey Rublev também garantiu um lugar na segunda rodada, triunfando em sets diretos sobre Max Purcell por 6-3, 7-5 e 6-4. O próximo desafio de Rublev será contra Aslan Karatsev, que derrotou o francês Luca Van Assche por 6-7(4), 6-4, 6-2, 6-4. Além disso, Casper Ruud, quarto cabeça-de-chave, avançou ao derrotar o qualifier francês Laurent Lokoli por 6-1, 5-7, 6-4 e 6-3 em sua primeira partida na grama da temporada. Ruud agora enfrentará o wild card britânico Liam Broady, que chegou à segunda rodada pelo segundo ano consecutivo depois de derrotar Constant Lestienne por 6-1, 6-3 e 7-5.
Enquanto isso, o evento de simples feminino em Wimbledon, teve seu quinhão de surpresas no dia de abertura, com a ex-número 4 do mundo Sofia Kenin causando a primeira grande surpresa. Kenin derrotou Coco Gauff, número 7 do mundo, em uma partida emocionante, vencendo por 6-4, 4-6 e 6-2 para passar para a segunda rodada. Sua próxima adversária será Wang Xinyu, número 73 do mundo, que garantiu sua primeira vitória em Wimbledon ao derrotar a qualifier australiana Storm Hunter por 6-3 e 6-1.
A cabeça de chave número 4, Jessica Pegula, enfrentou um desafio difícil na primeira rodada, escapando por pouco da derrota para a também americana Lauren Davis. Pegula lutou contra uma quebra no terceiro set para garantir um difícil êxito, por 6-2, 6-7(8), 6-3 em uma partida que durou 2 horas e 20 minutos. Agora, Pegula está de olho no confronto da segunda rodada contra Cristina Bucsa, que demonstrou enorme resiliência ao salvar quatro match points consecutivos no tiebreak do terceiro set para superar Kamilla Rakhimova, vencendo por 6-3, 4-6, 7-6(9).
Na quadra central, Venus Williams, cinco vezes campeã de Wimbledon, encerrou sua 24ª campanha no prestigioso torneio com uma derrota na primeira rodada para Elina Svitolina, que triunfou por 6-4 e 6-3. A vitória de Svitolina prepara um confronto interessante na segunda rodada contra Elise Mertens, número 28 do ranking, que derrotou confortavelmente a qualifier eslovaca Viktoria Hruncakova por 7-6(2) e 6-2.
A cabeça de chave número 5, Caroline Garcia, começou sua campanha em Wimbledon com uma nota positiva, garantindo uma conquista em sets diretos sobre Katie Volynets, de 21 anos, dos Estados Unidos. Garcia ganhou com um placar de 6-4 e 6-3 na quadra nº 3, marcando sua sexta vitória na primeira rodada em Wimbledon ao longo de sua carreira. Na segunda rodada, Garcia enfrentará a estrela em ascensão do Canadá, Leylah Fernandez, que mostrou sua resiliência ao superar Kateryna Baindl, da Ucrânia, em uma batalha de três sets, vencendo por 6-4, 4-6 e 6-4.