Autor: Amrit Santlani
O Liverpool confirmou sua segunda chegada de grande quantia de dinheiro na janela de transferências de verão em curso, quando fecharam um acordo de £60 milhões para contratar Dominik Szoboszlai do RB Leipzig, da Bundesliga.
O meio-campista húngaro assinou um contrato de cinco anos com os gigantes da Premier League depois que eles supostamente ativaram sua cláusula de liberação no dia em que ela deveria expirar, em 30 de junho.
Szoboszlai recebeu a camisa número 8, anteriormente usada pelo ídolo do clube Steve Gerard. Ele se torna o mais recente meio-campista a se juntar ao clube de Merseyside, depois de Alexis Mac Allister, do Brighton, que chegou por uma taxa de £35 milhões.
Falando sobre dar o “próximo passo” em sua carreira, o jogador de 22 anos estava feliz por se juntar a um “clube histórico” como o Liverpool.
“É um clube realmente histórico, com ótimos jogadores e um bom técnico“, disse Szoboszlai. “Para mim, foi perfeito dar o próximo passo em um clube como este. A torcida, o estádio, tudo é muito bom“, acrescentou.
Tendo começado sua carreira em seu país natal, a Hungria, Dominik se juntou ao Liefering, clube da segunda divisão austríaca, em 2017, e um ano depois o RB Salzburg o chamou. Depois de três anos no time principal austríaco, o clube irmão Leipzig contratou Szoboszlai e, em seus dois anos na equipe da Bundesliga, ele ganhou a Copa da Alemanha duas vezes.
Na última temporada, o jovem disputou 46 partidas pelo Leipzig em todas as competições, marcando 10 gols e dando 13 assistências.
Após as saídas de James Milner, Naby Keita e Alex Oxlade-Chamberlain, o Liverpool tem procurado revigorar sua linha de meio-campo, tendo sido fortemente ligado a Kephren Thuram, do Nice.
Szoboszlai também estava no radar do Newcastle United, mas sua cláusula de liberação foi considerada muito cara pelo time, antes que a equipe de Jurgen Klopp agisse na hora certa para garantir a contratação do húngaro.
Klopp confirmou que realmente admirava o jogador quando os dois clubes se enfrentaram em 2019 na Liga dos Campeões, quando o Liverpool venceu os jogos da fase de grupos contra o Leipzig por 4 a 3 e 2 a 0.
Desde então, Szoboszlai se tornou o capitão da Hungria, tendo sido convocado 32 vezes para a seleção húngara e marcado 7 gols pela equipe nacional.