Autor: Atrakhov S.
O brasileiro ex-campeão dos pesos-penas do UFC, José Aldo, continua com suas performances bem-sucedidas em sua nova modalidade, o boxe. Depois de uma vitória e um empate nas duas primeiras lutas, ele novamente venceu seu oponente. A luta principal da noite, que fez parte do torneio Shooto Boxing 2, não decepcionou nem os fãs que compareceram à Upper Arena, no Rio de Janeiro, nem os espectadores que acompanharam a transmissão do UFC Fight Pass.
CUE "RUN THIS TOWN!!" IT'S JOSE ALDO TIME!!!!#ShootoBoxing2 pic.twitter.com/sweSpJznfr
— UFC FIGHT PASS (@UFCFightPass) July 3, 2023
Os boxeadores sul-americanos provaram ser dignos uns dos outros e realizaram os seis rounds programados de três minutos. Deve-se admitir que o jovem argentino Esteban Gabriel, de modo geral, se saiu bem no ringue, mas, no final, a experiência de Aldo e as táticas escolhidas corretamente afetaram.
The kid's a legend around these parts!!
The main event is UNDER WAY!!#ShootoBoxing2 pic.twitter.com/QkkDVVEdWP
— UFC FIGHT PASS (@UFCFightPass) July 3, 2023
Aldo is like a Rocky villain atm#ShootoBoxing2 pic.twitter.com/OU909mun2p
— UFC FIGHT PASS (@UFCFightPass) July 3, 2023
Gabriel tentou desferir o maior número possível de golpes, dando séries brilhantes ao adversário. Mas, em primeiro lugar, a maioria deles se “afogou” na proteção confiável de Aldo e, em segundo lugar, não é a quantidade que importa, mas a qualidade dos golpes precisos. Aqui o brasileiro foi irresistível. Ele respondeu às inúmeras combinações de Esteban com ataques poderosos e eficazes.
Aldo landing big already!#ShootoBoxing2 pic.twitter.com/TyjDXIyqvO
— UFC FIGHT PASS (@UFCFightPass) July 3, 2023
This fella REALLY likes watching Jose Aldo box#ShootoBoxing2 pic.twitter.com/AG64QEMNbN
— UFC FIGHT PASS (@UFCFightPass) July 3, 2023
Espindola just won't quit#ShootoBoxing2 pic.twitter.com/ww7Qzk3qhT
— UFC FIGHT PASS (@UFCFightPass) July 3, 2023
Aldo's uppercut turned Espindola into a wrestler!#ShootoBoxing2 pic.twitter.com/Q1Eqa9QqMy
— UFC FIGHT PASS (@UFCFightPass) July 3, 2023
Os fãs concordaram que Aldo poderia ter melhorado ao terminar a luta com um nocaute precoce a qualquer momento, mas ele não se arriscou em vão. Isso provavelmente está certo, porque se você se abrir demais no ataque, pode ter uma “surpresa” desagradável de qualquer oponente. Portanto, sentindo uma grande margem de segurança, José escolheu uma estratégia mais confiável e não perdeu. O resultado, óbvio, foi confirmado pelos juízes; os três deram a vitória por unanimidade ao dono do ringue: 60-54, 60-54, 60-54.
Words we're quite used to hearing#ShootoBoxing2 pic.twitter.com/OnLGIKZnMW
— UFC FIGHT PASS (@UFCFightPass) July 3, 2023
Após a luta, Aldo homenageou o adversário, e também destacou o papel de seu técnico Dede Pederneiras: “Estava muito bem preparado, toda a equipe me deu muito apoio. Ele (Esteban Gabriel) assimilou bem os golpes, achei que ele ia cair, fui na boa tentando acertar golpes contundentes e certeiros. Dedé me formou esse homem, esse atleta que eu sou e eu devo tudo a ele. Abdiquei de um contrato milionário com o UFC para lutar uma coisa de paixão. Então fico muito feliz por isso e só tenho a agradecê-lo. Amo ele”.
Pode-se afirmar que a carreira de boxeador de Aldo ainda está se desenvolvendo com muito sucesso – 2 vitórias e um empate. Se continuar assim, o apelido “Invencível” poderá ser atribuído a ele em breve. Mas não vamos nos precipitar. Além disso, o próximo possível adversário é muito sério. Há um acordo preliminar e, se nada mudar, será Jeremy Stephens. Em abril de 2023, no torneio Jorge Masvidal Gamebred Boxing, eles já se enfrentaram, terminando em um empate. A revanche promete ser emocionante.