Autor: Monojit Mandal
O Brooklyn Nets concordou em transferir o armador Joe Harris para o Detroit Pistons, em uma negociação anunciada na sexta-feira. De acordo com fontes internas, a transação do Nets também incluirá a escolha da segunda rodada de 2027 do Dallas Mavericks e a escolha da segunda rodada de 2029 do Milwaukee Bucks. Os detalhes específicos do que o Brooklyn receberá em troca ainda não foram revelados.
De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, os Nets receberão uma exceção de jogador negociado de US$ 19,9 milhões como resultado da transação. Essa mudança dará ao clube mais liberdade financeira durante o próximo verão.

Joe Harris, 31 anos, entrou na NBA em 2014 como uma escolha de segunda rodada do Cleveland Cavaliers. Após uma temporada com os Cavaliers, ele foi dispensado pelo Orlando Magic, o que o levou a se juntar ao Brooklyn Nets. Harris se destacou por suas habilidades de arremesso de precisão, especialmente de fora do arco, durante suas sete temporadas com o Nets.
Harris teve uma média de 14,1 pontos, 3,9 rebotes, 2,6 arremessos de três pontos feitos e 2,1 assistências por jogo de 2018 a 2021. Durante esse período de três anos, ele teve uma porcentagem de gols de campo de 49,7% e uma porcentagem de três pontos de 45,8%.
No entanto, Harris teve uma temporada difícil em 2021-2022 devido a lesões que o limitaram a apenas 14 jogos. Ele não conseguiu recuperar seu antigo papel ao retornar, resultando em baixas pessoais nas médias de pontuação de 7,6 pontos por jogo, 2,2 rebotes e 1,9 arremessos de três pontos feitos.

Na última temporada, o Nets fez grandes mudanças em seu elenco, negociando as estrelas Kevin Durant e Kyrie Irving e trazendo novos jogadores como Mikal Bridges, Cam Johnson, Spencer Dinwiddie e Dorian Finney-Smith. Devido a essas aquisições, Harris não conseguiu ganhar um tempo considerável de jogo.
Apesar de suas estatísticas mais baixas, Harris manteve uma porcentagem excepcional de arremessos de três pontos de 42,6% na última temporada, o que sugere sua utilidade contínua como franco-atirador de banco.
Dada a fase de reconstrução do Detroit Pistons, espera-se que eles comprem o contrato de Harris. Como resultado, o talentoso atirador não deverá ter problemas para encontrar uma nova equipe, talvez uma candidata ao título, em um contrato mínimo ou de exceção. A capacidade de Harris de ser uma ameaça consistente de três pontos ainda é muito valorizada na NBA.