Autor: Monojit Mandal
O Washington Wizards está em meio a uma “liquidação”, que resultou na saída de jogadores importantes como Bradley Beal, Kristaps Porzingis e Chris Paul, e o foco agora está voltado para a provável negociação do armador Monte Morris. Segundo relatos, várias equipes demonstraram interesse em comprar o jogador de 28 anos, o que talvez resulte em uma batalha de lances no mercado por esse armador de preço baixo.
De acordo com o especialista em NBA do ClutchPoints, Brett Siegel, Morris, que está no último ano de seu contrato e deve receber US$ 9,8 milhões, é um dos principais alvos dos clubes das Conferências Leste e Oeste. O Chicago Bulls, o Minnesota Timberwolves e o Milwaukee Bucks apareceram como possíveis pretendentes a Morris, com o Toronto Raptors entrando em cena se Fred VanVleet sair na agência gratuita.
A intrigante combinação de Morris, que é um jogador econômico com excelente produtividade, aumentou a disposição do Washington de se desfazer de jogadores com valor. O veterano de seis anos da NBA teve uma média de 10,3 pontos, 5,3 assistências e 3,4 rebotes por jogo na última temporada, além de um incrível aproveitamento de 38,2% dos arremessos de fora do arco.
Além disso, mesmo com a recente saída de Chris Paul para o Golden State Warriors, o Wizards já tem uma profundidade significativa na posição de armador. Morris é um ativo dispensável porque a equipe ainda tem Tyus Jones e Delon Wright, sob contrato para a próxima temporada.
Morris, que nasceu em Grand Rapids, Michigan, estabeleceu um nome para si mesmo na East Kentwood High School, recebendo duas vezes honras de todos os estados e sendo eleito o Jogador do Ano da Gatorade de Michigan como sênior. De 2013 a 2017, ele jogou basquete universitário pelo Iowa State Cyclones, onde foi titular por quatro anos e recebeu honras de Segundo Time da Conferência All-Big 12 em 2017.
Monte Morris foi escolhido na 51ª posição geral pelo Denver Nuggets no sorteio da NBA de 2017. Ele jogou com o Nuggets por cinco temporadas, mostrando sua visão de quadra, talento para criar jogadas e uma boa porcentagem de arremessos de três pontos de 36,4%. Morris e Will Barton foram transferidos para o Washington Wizards em julho de 2022 em troca de Kentavious Caldwell-Pope e Ish Smith.
Um armador que prioriza o passe, conhecido por sua capacidade de gerar oportunidades para os companheiros de equipe, Morris oferece as habilidades que o tornam uma mercadoria de troca desejável.